Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Rafael Chaves

Técnicos da empresa Expark, vencedora da licitação para a exploração do estacionamento rotativo em Gurupi, realizaram nesta segunda-feira (8) um teste de funcionamento do parquímetro. Equipamento que é usado para controle de estacionamento rotativo em vias públicas.

O teste faz parte de uma fase do processo de licitação antes da assinatura do contrato, entre a empresa e o município. O diretor de Trânsito e Segurança de Gurupi, David Garcia, afirma que esse sistema irá melhorar a mobilidade urbana da cidade. “O estacionamento rotativo irá facilitar e democratizar a área central de Gurupi. Serão instaladas também câmeras para monitorar 24 horas essas áreas de estacionamentos e proporcionar maior segurança”, completou o diretor.

Onde funcionará

Quatro avenidas passarão a contar com o novo modelo de estacionamento. São elas: Avenida Maranhão (da rua 10 até a 01), Avenida Goiás (da rua 20 A até a 01), Avenida Pará (da rua 10 até a rua 2) e Avenida Mato Grosso (rua 7 a 4), além de todas as ruas que interligam os trechos dessas avenidas. As motos não pagarão, no entanto, não podendo estacionar nas avenidas do novo sistema, mas apenas em uma das faces das ruas.

Rotatividade

O sistema EXPARK permite que o órgão de trânsito estipule os tempos diferenciados de rotatividade de acordo com o local e a necessidade de permanência (comércio, banco, hospital), gerenciando à distância e fazendo seu cumprimento através de tecnologia de ponta.

Quando da ocupação da vaga, o condutor terá um tempo (flexível) para fazer o pagamento que poderá ser feito por moeda, cartão pré-pago, talão pré-pago, aplicativo para Smartphone, telefone celular e convencional, tag e web site.

Respeito às vagas especiais

O novo sistema também garante ocupação de vagas especiais somente àqueles de direito, através da tecnologia do sensor de presença e cadastramento prévio das vagas, permitindo o uso das mesmas somente aos usuários de direito.

Quando inicia

Após a assinatura do contrato, a empresa terá um prazo de 150 dias para a instalação dos equipamentos e iniciar a operação do sistema rotativo de estacionamento.