Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Consciente que o sucesso de uma organização depende de pessoas certas no lugar certo, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Tocantins, entidade do Sistema Fieto, acaba de lançar o Programa IEL de Emprego, que tem por objetivo facilitar o ingresso de pessoas disponíveis ou a procura de novas oportunidades no mercado de trabalho. Com isso, a gestão de talentos das empresas tocantinenses passa a contar com uma nova solução estratégica para gerar resultados e satisfazer as prioridades atuais e futuras dos negócios.

O programa foi desenvolvido para fornecer aos gestores um processo de recrutamento e seleção com alto índice de assertividade. Para tal, todas as etapas são baseadas em uma combinação de técnicas que proporcionam a busca e a avaliação de candidatos preparados para atender às necessidades específicas da empresa.

Além de recrutar e selecionar todos os níveis profissionais, efetivos, estagiários e trainees, descrever cargos e competências, o Programa identifica e mapeia quem está em atividade no mercado de trabalho, mas não acessível por vias usuais de recrutamento.

Cabe ao empresário que aderir ao Programa IEL de Emprego procurar a instituição para alinhamento do perfil de competências do profissional desejado, a metodologia utilizada pelo IEL-TO cria recursos personalizados para identificar entre os candidatos à vaga aberta aquele que possui o perfil mais compatível.

Ao candidato são aplicados testes técnicos e comportamentais, e ainda, conforme solicitação do empresário, testes psicológicos. “O Programa IEL de Emprego tem como principal objetivo buscar no mercado o profissional com as competências certas e com maior aderência ao perfil solicitado pelo empresário”, explica Adriana Montes, coordenadora do Programa no Tocantins. 

Outro programa já consolidado para quem busca uma colocação no mercado de trabalho é o Programa IEL de Estágio, que utiliza o Sistema Nacional de Estágio (SNE), que dá automação (cadastros, acompanhamento de vagas, emissão de documentos e etc.) aos atores – estudantes, empresas e instituições de ensino, gerenciada em tempo real pelo IEL Tocantins. O Sistema visa fortalecer o Programa IEL de Estágio tornando o processo mais ágil e seguro.