Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Josy Karla

O Governo do Estado por meio da Agência Tocantinense de Saneamento – ATS, está realizando um diagnóstico completo das necessidades das estruturas dos equipamentos nos sistemas de abastecimento de água nos 80 municípios atendidos pela Agência. Nesta semana, os técnicos estão finalizando o trabalho que deve nortear a reforma que deverá ser finalizada ainda este ano.

Segundo o presidente da ATS, Eder Fernandes, este trabalho é uma força tarefa do Governo do Estado para a melhoria do fornecimento de água aos municípios. “Fizemos o levantamento e há mais de três anos os equipamentos não recebiam reparos e reformas. Com este trabalho, é possível saber por onde começar e o quanto será investido para evitar as faltas de águas esporádicas que tem ocorrido em alguns municípios. Isto irá melhorar o fornecimento de água para a população atendida pela ATS”, explicou o presidente.

O diagnóstico já foi enviado para a empresa ganhadora da licitação que irá executar as ações. “Esperamos o mais rápido possível o retorno dos orçamentos dos projetos em cada cidade, para então darmos a Ordem de Serviço, e assim as obras de melhorias serem iniciadas”, explicou o diretor de produção Arlindo Lopes.

As estruturas diagnosticadas estão nas regiões Sul, Sudeste e Central do Tocantins, tendo como principais necessidades a implementação de melhorias nos escritórios, nas estações de captação de água, reforma de reservatórios e urbanização das áreas e implantação de extensão de redes.

De acordo com o diretor, Arlindo Lopes, este ano já foram concluídas obras emergenciais de melhorias nos sistemas de abastecimentos dos municípios de Rio dos Bois e Santa Terezinha e estão sendo finalizadas nas próximas semanas em Itapiratins e Chapada de Natividade.

Serviço de Atendimento ao Consumidor

Na falta de água em algum município o consumidor pode ligar no SAC pelo: 0800 64-64-195. De acordo com a diretoria de produção, uma equipe de técnicos é deslocada, imediatamente, para fazer reparos e reposições em caso de danos em equipamentos elétricos e eletromecânicos.