Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O projeto de lei tratando do reajuste da data-base foi encaminhado pelo governo ainda nessa segunda-feira, 15, à Assembleia Legislativa, para votação e posterior publicação no Diário Oficial. A proposta é a mesma já apresentada aos representantes dos servidores públicos: duas parcelas, sendo a primeira com o percentual de 4,17% paga em folha complementar referente ao mês de maio e a segunda, de 4%, na folha de novembro.

A previsão de pagamento da folha complementar é dois dias após a publicação no DOE. No entanto mesmo assim os servidores do Quadro Geral pretendem começar greve a partir de hoje. Várias faixas foram espalhadas na Praça dos Girassóis pedindo o pagamento da data-base. O Sisepe já admitiu que a greve trará prejuízos à população que precisa de alguns serviços.

Quanto ao pagamento dos retroativos de adicional noturno e insalubridade aos servidores da Saúde, a Secad informou que já está promovendo os procedimentos necessários a sua implementação, seguindo o acordado com a categoria no mês de abril.

Sintet

O Sintet comunica a categoria que a proposta foi rejeitada pelo Sintet em reunião realizada entre diretoria e presidentes de regionais na tarde de sábado, 13, em Palmas. O Sintet entende que a proposta não contempla os anseios reivindicados pela classe.

Mobilização

Os servidores da Educação mantém a greve na área. Segundo o Sintet informou as escolas da rede estadual em Palmas estão 100% fechadas.
O Colégio Militar da 403 Sul, o único que funcionava normalmente na capital aderiu a greve na tarde desta segunda-feira, 15 de junho. A adesão aconteceu após visita do comando de greve do Sintet na capital.

Segundo o Sindicato, na sexta-feira, dia 12, outras duas escolas (Escola Estadual de Alvorada e Col. Estadual Adjúlio) na cidade de Alvorada, regional de Gurupi, também pararam.

De acordo com dados levantados pelo Sintet, dos 180 mil alunos da rede estadual, mais de cerca de 130 mil estão sem aulas.
Equipes de mobilização trabalham com apoio do Sintet de Norte a Sul do Tocantins para fechar todas as escolas que ainda funcionam no Estado.

A greve da educação teve início na última sexta-feira, dia 5 de junho.