Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Lazer, esporte, orientação jurídica e atendimento de saúde estão programados para acontecer no próximo sábado, 27 dentro do projeto Bombeiros em Ação. A ação faz parte das comemorações da Semana do Bombeiro organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e terá início às 8h no Colégio Estadual Maria dos Reis, setor Taquari. A expectativa é que mais de mil pessoas participem do evento.

As ações serão ofertadas para a comunidade em geral, entre as atividades previstas estão corte de cabelo, exame de glicemia, aferição de pressão arterial, acompanhamento esportivo. As crianças poderão participar de várias atividades desenvolvidas na rotina de todo bombeiro, entre elas a tirolesa e a falsa baiana.

Entre os parceiros da ação estão: Grupos de Bike: Urubus do Cerrado e Taquaras Bike, 1° Batalhão do Bombeiro Militar, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Laboratório Sabin, cabeleireiros voluntários, Polícia Militar, Agência de Trânsito Transporte e Mobilidade (ATTM) e Guarda Metropolitana,

Bombeiros em Ação

Idealizado pelo subtenente Cesar Augusto da Silva, o projeto tem como missão aproximar os bombeiros da comunidade. Foi desenvolvido após o convívio do subtenente com comunidades dos setores Santa Bárbara, Taquari, Lago Sul, Lago Norte, Santa Fé IV, Aurenys e Morada do Sol III em Palmas.

“Eu convivi junto com pessoas dessas comunidades e presenciei diversas formas de violência urbana e o alto índice de participação dos jovens e adolescentes em delitos por falta de uma orientação ou pela carência de uma estrutura familiar sólida. O projeto se propõe a interagir com esse público e com a família em um contexto geral, para que juntos possamos ter condições de oferecer a essas crianças e adolescentes uma segunda oportunidade”, explica Cesar Augusto.

O projeto é de cunho educativo e social e tem a finalidade de promover a integração entre bombeiros, escola, família e a comunidade, para que esses pilares unidos consigam criar na sociedade a cultura da prevenção e da responsabilidade social.