Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Heitor Iglesias

O Hospital Geral de Palmas (HGP) ganhou reforço para o tratamento de alta complexidade aos pacientes com doenças autoimunes reumatológicas, condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo. A unidade conta agora com o primeiro Centro de Infusão Reumatológico do Estado, um serviço referenciado que vai ofertar procedimentos que ainda não estão disponíveis nas redes pública e privada do Tocantins. Na Região Norte do Brasil, o Centro passa a ser o terceiro a prestar esse tipo de tratamento à população.

De forma segura e humanizada, o Centro de Infusão Reumatológico (CIR) do HGP já iniciou o atendimento a pacientes que fazem uso de remédios especiais direto na veia, tais como imunobiológicos e imunossupressores. Este atendimento é direcionado àqueles pacientes em tratamento de doenças autoimunes, como espondilite anquilosante, lúpus, psoríase e outras doenças crônicas com prevalência aumentada.

Segundo o chefe da Clínica Reumatológica, o médico Fernando Lira, o Centro iniciou suas atividades já atendendo mais de 16 pacientes. “O serviço é bem estruturado. Temos profissionais qualificados que prestam assistência ao paciente sob a supervisão da equipe de reumatologia do HGP, formada por médicos de excelência. Além disso, contamos também com médicos residentes que completam a rede de tratamento. É um ganho para a população”, comemora.

Redução de internações e tempo de espera

Antes do CIR, os pacientes com doenças autoimunes precisavam ser internados para receberem as infusões dos remédios. Agora, para a realização do tratamento, o HGP oferta uma estrutura apropriada para o atendimento, além de reduzir o número de internações e o tempo de espera.

A diretora geral do hospital, Renata Duran, destaca que o Centro é uma conquista na qualidade dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins. “Estamos felizes em estar executando mais um serviço em saúde prestado à população com eficiência e profissionais qualificados, isso reforça a característica do HGP, que é um hospital de referência para alta complexidade”, acrescenta.

Em tratamento desde 2007, a técnica em Enfermagem, Shirlene Ribeiro de Jesus, a cada três meses vem do município de Monte do Carmo para as sessões no HGP e conta que o Centro mudou sua rotina. “Antes eu ficava internada de um dia para o outro para poder realizar a infusão, e hoje dentro de 4 a 5 horas já sou liberada. É a primeira vez que sou atendida aqui e achei o espaço bem confortável”, destacou.

Assim como Shirlene, a dona de casa Valéria Fernandes Santos comemorou a o novo espaço. “Há seis meses faço infusões e antes, no local improvisado, era muito desconfortável. Já é a segunda vez que sou atendida neste novo espaço e aprovei”, afirmou. (Ascom Sesau)