Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Dando continuidade ao processo de capacitação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social do Tocantins (SUAS), a secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) realizou na tarde desta sexta-feira, 26, a formação de mais uma turma que participou durante os dias 22 a 26 de junho, das aulas do Programa Nacional de Educação Permanente do Sistema único de Assistência Social – CapacitaSuas, durante evento no auditório da Bella Data, em Palmas.

O CapacitaSuas, executado através do Governo do Estado por meio da Setas, tem como objetivo promover a atualização e a capacitação de gestores, servidores e conselheiros que atuam na área da assistência social no Tocantins.

A secretária do Trabalho e da Assistência Social, Patrícia Amaral, participou do encerramento da turma do programa CapacitaSuas e enalteceu o empenho das equipes destacando a importância da ação governamental para melhor atendimento aos usuários do Suas. “Esse é um programa de suma importância para os trabalhadores do Suas, para que possam desempenhar um melhor atendimento nos municípios. A primeira etapa do Capacita está sendo um sucesso, ressaltando, já estamos trabalhando para realizar a segunda etapa do capacitaSuas”, argumentou a secretária da Setas.

A diretora do Sistema Único de Assistência Social Halana Santos da Silva Magalhães, e Programas Especiais explicou que até o momento o programa CapacitaSuas capacitou 515 alunos de 124 municípios do Estado do Tocantins. 

Para a assistente social, Janine Bezerra Sales Botelho, que concluiu o curso de Atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do Sistema Único da Assistência Social e Brasil sem Miséria, destacou que o encontro foi bastante proveitoso. “Esse foi o melhor curso que já participei o curso proporcionou muitas informações que não tínhamos conhecimento”, disse a assistente.

O capacitaSuas visa aprimorar os conhecimentos dos gestores e técnicos que trabalham no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas), potencializando a oferta dos serviços socioassistenciais dos 139 municípios tocantinenses.

Sobre os cursos

O CapacitaSuas é composto por oito cursos e o Estado do Tocantins aderiu a três deles. Nesta primeira etapa, que teve início dia 18 de maio, com carga horária de 40 horas, participarão 725 alunos, sendo 681 trabalhadores do SUAS ligados aos municípios e 44 ligados às Setas.

Para a conclusão da primeira etapa do programa CapacitaSuas, darão continuidade ao curso de Atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do Sistema Único da Assistência Social e Brasil sem Miséria. O próximo com inicio marcado para o dia 22 de julho com a oferta de duas turmas.

O CapacitaSuas tem como objetivo promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social que, pautada pela Gestão do Trabalho e a Educação Permanente, exige um novo perfil de trabalhadores, com uma qualificação e compromisso com o exercício profissional cada vez maiores. O programa é uma estratégia do Governo Federal para apoiar os Estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do SUAS.

Municípios

Os municípios beneficiados com esta etapa foram São Bento, Ponte Alta do Tocantins, Pindorama, São Valério, Peixe, Riachinho, Pium, Pugmil, Bom Jesus, São Félix, Santa Fé do Araguaia, São Miguel do Tocantins, Pequizeiro, São Valério, Porto Nacional, Presidente Kennedy e Santa Maria.