Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Pelo segundo ano seguido voluntários revitalizaram e mudaram o aspecto de um espaço público em Pedro Afonso (TO). O local escolhido fica na entrada da cidade e ganhou uma praça feita a partir da reutilização de materiais que antes iam para o lixo. Foram usados 588 pneus e 2700 garrafas PET. Além disso, foram plantadas árvores e flores. O trabalho foi realizado por 400 voluntários coordenados pelo grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA).

A entrega da Praça Ecológica IFTO – Campus Avançado Pedro Afonso ocorreu na manhã deste sábado, 4 de junho, no Dia de Cooperar 2015, que em Pedro Afonso foi desenvolvido pela Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso) e Sicredi. Cerca de 100 pessoas, segundo a Polícia Militar, estiveram no evento.

Foi um momento para celebrar e agradecer o trabalho dos voluntários, iniciado em maio deste ano, e que contou com apoio das cooperativas, Prefeitura de Pedro Afonso, IFTO, Apae e Unidade Prisional Feminina de Pedro Afonso.   

No encerramento o Grupo Arte Pura, formado por jovens de Tupirama, encenou a peça teatral "O meio ambiente é meu, seu e nosso”, um alerta para a necessidade da preservação ambiental.

Responsabilidade socioambiental

“Somos gratos as cooperativas pelo apoio dado às nossas ações. Essa praça é de toda comunidade, pois é fruto da contribuição de muitas pessoas que trouxeram garrafas PET, pneus, e plantas, além de terem doado um pouco do seu tempo para o trabalho voluntário. Que cada pedroafonsino ajude a cuidar desse lugar que é nosso”, afirmou o professor Fabricio Rocha, presidente do AMA e coordenador da construção da Praça Ecológica IFTO – Campus Avançado Pedro Afonso.

O presidente da Coapa e do Sistema OCB/Sescoop, Ricardo Khouri, destacou que o Dia C mostra o comprometimento das cooperativas com as comunidades nas quais estão inseridas. “Nos enche de orgulho ajudar nesta ação e contribuir para o desenvolvimento socioambiental de Pedro Afonso”, disse.

“Parabenizo as cooperativas pedroafonsinas pela grande contribuição social que dá ao nosso município. Ações como esta incentivam o voluntariado e a busca do bem comum”, ressaltou o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

Estímulo ao voluntariado

As estudantes do 2º período do curso de Açúcar e Álcool do IFTO Analucia Bezerra, Maria Bethânia Mendes e Luciene Bezerra Lima participaram pela primeira vez de um trabalho voluntário, gostaram da experiência e esperam contribuir em outras ações.

 “Foi uma experiência enriquecedora que me motiva a ajudar em outras atividades de voluntariado”, afirmou Maria Bethânia.

Ressocialização

A agente prisional Cristiane Lacerda, que juntamente com oito reeducadandas da Unidade Prisional Feminina participaram da construção da praça, destacou que a experiência contribuiu na ressocialização das mulheres que cumprem penas. “Depois que elas começaram a participar das ações ambientais o clima na unidade melhorou, elas estão mais calmas e felizes por ajudarem a embelezar a cidade”, disse a agente prisional.

Apoio à Apae

Ainda na programação do Dia de C 2015, as cooperativas realizaram no dia 23 de junho, a “Manhã Feliz na APAE". Além dos 153 alunos da instituição, foram atendidos 54 estudantes da 5ª série da Escola Municipal Jandevam. Na programação pinturas faciais, pescaria, apresentações culturais e lanche, além da continuidade da campanha para arrecadar recursos financeiros para conclusão do espaço multifuncional da APAE.

“O Dia C é amor, é doar. Todos que participam sabem que quando fazemos o bem, todos ganham”, afirmou a presidenta da APAE de Pedro Afonso, Aldenora Pires de Campos.