Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Realizada no dia 26 de março, a 28ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) apresentou as atividades, investimentos e conquistas de 2024. Na ocasião, os cooperados, que compareceram em bom número à sede da Coapa, receberam informações detalhadas sobre a situação econômica e operacional da instituição, e aprovaram por unanimidade a prestação de contas referente ao ano anterior e o Plano de Atividades para 2025.

No encontro, foi apresentado o Relatório do Conselho de Administração, destacando os principais investimentos realizados (sistema de armazenagem de grãos, capacitações, melhorias estruturais, entre outros), o cenário econômico, a realidade e as perspectivas para o setor agrícola. Destaque para o faturamento de R$ 442.587.000,00 e as sobras à disposição da assembleia no valor de R$ 882 mil, valor que após deliberação da maioria dos associados, será destinado ao capital de giro da cooperativa.

As explanações foram feitas pelo presidente Ricardo Khouri, o gerente Corporativo, Frederico Pires Pinto, o gerente Comercial, Nelzivan Carvalho Neves, o assessor contábil Rafael Barros, o gerente da Unidade Técnica, Marco Aurélio, e consultor tributário da auditoria externa Prado & Suzuki, Elvis Galvão Machado.

Desafios superados

Apesar dos bons resultados, 2024 também foi um ano desafiador, em virtude do cenário econômico mundial que encareceu os preços dos insumos e reduziu o valor das commodities agrícolas. Porém, com grande resiliência, a gestão da Coapa atuou para manter as finanças e apoiar seus associados.

“Ao mesmo tempo que grandes players do agronegócio entraram em recuperação judicial ou até fecharam as portas, a Coapa se manteve firme e com uma gestão absolutamente austera, para poder continuar a prestar um serviço de qualidade ao cooperado. Então, os resultados obtidos em 2024, muito mais do que os números positivos, é o fato de que diante um cenário amplamente desfavorável e bastante conturbado para o agronegócio, a cooperativa conseguiu passar ilesa e sair ainda mais forte”, afirmou o presidente Ricardo Khouri.

Eleição dos Conselhos

Cumprindo o Estatuto Social da Coapa, os associados elegeram o Conselho de Administração para o período 2025/2024, composto por Erica Miyuk, Felipe Nicola, Juliano Sandri, Leandro Peres, Marcel Petter, Moacir Catabriga e Ricardo Khouri; e o Conselho Fiscal (2025/2026) com a seguinte formação: Alberto Mazolla, Edmar Correa, Luciano Calegaro, Michel Piton, Paulo Afonso, Ronaldo Maranhão e Ricardo Khouri.

Para o presidente da cooperativa, o Conselho de Administração eleito para o período 2025/2028 tem como principal desafio conduzir o processo de agroindustrialização da Coapa, pois a instituição pretende investir na implantação de uma usina de etanol de milho. Ele ainda citou outra meta importante: a continuidade do aprimoramento da gestão, que precisa ser constante, fortalecendo o programa robusto de compliance implementado em 2024.

O dirigente ainda destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Conselho Fiscal de acompanhamento das atividades da gestão da Coapa, garantindo a transparência e a saúde financeira do negócio.