Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Desafio Senai de Projeto Integradores chega ao Tocantins mobilizando os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Gurupi, onde a etapa estadual foi realizada em 03/07, e Araguaína, na última sexta, 10/07. Os projetos abordam soluções inovadoras em quatro desafios que devem envolver: a melhor utilização da água em processos de fabricação, a facilitação da utilização de energia renovável,melhorias na mobilidade urbana e a transformação de resíduos industriais.

As equipes de alunos do Senai Tocantins apresentaram suas ideias para professores e mesa julgadora que inclui os representantes das indústrias nas quais os projetos foram desenvolvidos. Os melhores avaliados, por tipo de desafio, terão a oportunidade de participar da etapa nacional que acontecerá em Brasília em setembro. Dois dos três projetos do Tocantins serão selecionados nesta etapa estadual até o dia 21/07.

Em Araguaína, dois projetos foram apresentados: um para o desafio de tratamento de resíduos metálicos e o outro para melhor utilização da água no processo produtivo de um frigorífico. O projeto apresentado em Gurupi também foi direcionado para o tratamento de resíduos do processo produtivo de uma marmoraria, transformando-os em objetos de ornamentação.

O desenvolvimento dos projetos fomenta a interdisciplinaridade, une a teoria e a prática e ainda inicia os alunos em projetos de pesquisa. “Aprendi superar desafios, pois este projeto é um desafio. Todos os dias você acrescenta, muda, estuda um pouco mais e aprimora o seu projeto e essa foi a parte de maior aprendizado”, disse o aluno, José Hilário Hidelbrasio, de Araguaína.

“É incrível a aproximação do Senai com a indústria, a ideia proposta é maravilhosa, o projeto apresentado é fabuloso e pensado exatamente de uma necessidade”, completou João Henrique, administrador da unidade JBS em Araguaína, sobre o projeto para melhor utilização de água na limpeza de transportadores aéreos do frigorífico.

Esta é a primeira edição do projeto, lançado em fevereiro deste ano, uma iniciativa do Departamento Nacional do Senai. A participação no Desafio objetiva colocar os alunos do Senai em contato com tecnologias inovadoras, que terão rapidamente alto impacto na competitividade da Indústria e o desenvolvimento do espírito empreendedor e de trabalho em equipe entre eles.