Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os alunos de karatê do Centro de Esporte e Lazer Sesc Araguaína que foram para a Argentina voltaram com a mala cheia de aprendizados, experiências e medalhas. Muitas medalhas. O Pan-Americano de Karatê Interestilos foi realizado entre os dias 9 e 12 de julho na cidade argentina de Córdoba. O Brasil ficou na segunda colocação geral com 121 medalhas (49 de ouro), atrás dos anfitriões com 224 medalhas, sendo 61 douradas. 

Os atletas Augusto Touguinha, Caio Lacerda e Thiago Aurélio contrariaram as expectativas por estarem em um campeonato de nível elevado e faturaram seis medalhas, sendo três de ouro. O trio é treinado desde 2011 no Centro de Esporte e Lazer do Sesc Araguaína pelo professor Alexandre Parotivo. 

Thiago Aurélio foi o grande campeão, levando a medalha de ouro nas categorias kata (luta com adversário imaginário) e kumite (luta com oponente). Caio Lacerda conseguiu o ouro no kata e a prata no kumite e Augusto Touguinha faturou o bronze nas duas categorias. “Não esperávamos esses resultados. Por ser uma competição difícil, contando até com alguns atletas convidados da Europa, era esperado uma medalha de ouro somente e não três como aconteceu. Estamos surpresos”, apontou satisfeito o técnico Alexandre Parotivo. 

O próximo compromisso dos atletas pela seleção brasileira será o Mundial de Karatê, realizado em outubro na cidade de Koper, Eslovênia. Enquanto isso, a rotina de treinamentos continua intensa. Com a proximidade dos campeonatos, Augusto, Caio e Thiago chegam a treinar cerca de três horas diárias durante seis dias por semana. Em setembro, eles estarão em ação novamente pela 6ª Copa Sesc de Karatê, sediada em Araguaína.