Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Maradona  Principal orientação dos bombeiros diz respeito ao uso de colete salva-vidas Principal orientação dos bombeiros diz respeito ao uso de colete salva-vidas

Com a proposta de garantir a segurança durante a temporada de praia do Tocantins, o Governo do Estado disponibilizou efetivo extra de policiais militares e bombeiros em diversos municípios que possuem programação de lazer entre os meses de julho a agosto. As equipes também contam com o apoio de guarda-vidas locais. Em todas as praias, áreas delimitadas para banho e tráfego de embarcações já foram devidamente identificadas. Já na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) distribuiu cerca de três milhões de preservativos aos municípios organizadores de temporada de lazer.

O efetivo da Polícia Militar (PM) já está atuando nos municípios de Aliança; Araguacema; Aurora; Arapoema; Araguanã; Araguatins; Babaçulândia; Bernardo Sayão; Caseara; Couto Magalhães; Dueré; Formoso do Araguaia; Filadélfia; Goiatins; Guaraí; Itacajá; Ipueiras; Juarina; Lajeado; Palmas (Praia do Caju, Prata, Graciosa e Arnos) Miracema; Porto Nacional (Porto Real e Luzimangues); Ponte alta; Paranã; Ponte Alta do Bom Jesus; Rio da Conceição; Palmeirante; Pau d'Arco; Peixe; Pedro Afonso; Rio dos Bois;  Sandolândia; São Valério; Taguatinga; Tocantínia; Tocantinópolis; Tupiratins; e Xambioá.

Já o Corpo de Bombeiros vai atuar em 31 praias do Estado, com efetivo de 70 militares por final de semana. Nesta temporada, as praias serão atendidas por nível de classificação de risco, que vai do nível I ao V. Entre os critérios analisados, estão a quantidade de banhistas, facilidade de acesso, localização, variação de profundidade, presença de correnteza, tráfego de embarcações, entre outros.

Segundo o sargento bombeiro José de Arimatéia Rocha, responsável pelo efetivo em Araguacema, sudoeste do Estado, o trabalho é de orientação. “Sabemos que Araguacema é uma das três praias que mais recebem turistas. Então, o nosso principal objetivo é o de trabalhar a prevenção, tanto com as famílias quanto com as pessoas que vêm curtir a praia, além de orientar barqueiros, pessoas que trafegam com outros equipamentos náuticos”, afirmou. Para garantir a segurança, o sargento argumenta que, em casos de embarcações que desrespeitem a área de lazer ou que ofereçam risco aos banhistas, os condutores serão autuados. “Inicialmente estaremos advertindo, mas caso seja necessário, estaremos utilizando o poder de polícia também”, afirmou.