Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O cuidado com a qualidade da água está presente nas operações da Odebrecht Ambiental | Saneatins desde a captação até a entrega no hidrômetro de nossos usuários. Enquanto é tratada, a água passa por diversas análises que garantem que ela atende à todas as portarias do Ministério da Saúde. “Nosso cuidado vai além, também prezamos por um constante trabalho de modernização e manutenção preventiva em nossa rede. Tudo para manter a água com qualidade excepcional”, explica Maraisa Mendonça responsável pela Operação em Palmas.

Entretanto, a falta de cuidados simples pode colocar essa qualidade em risco. Deixar de limpar a caixa d’água de nossas residências, por exemplo, pode provocar desde entupimentos - devido a sujeira acumulada no fundo da caixa – até o surgimento de algas que podem liberar toxinas ou, mais frequentemente, bactérias e protozoários que provocam sérios problemas de saúde para quem consumir essa água. Além disso, caso esteja destampada, o reservatório ainda pode servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e febre amarela.

Por isso, programe-se e realize, ao menos uma vez a cada seis meses, a limpeza de sua caixa d’água. O procedimento é simples e são necessários apenas utensílios fáceis de encontrar em qualquer residência: Panos limpos, água sanitária, balde e uma escova de nylon, além de luvas de borracha para a sua proteção.

Mais informações no nosso site: www.odebrechtambiental.com.br/tocantins

O processo de limpeza consiste em um passo-a-passo simples (Em anexo imagem com passo-a-passo):

1 – Feche o registro da entrada de água da rua ou prenda a boia da caixa d’água para não deixar mais água entrar no reservatório.

2 – Abra as torneiras da casa e dê descargas para diminuir o nível da caixa d’água. Tampe a saída de água e deixe apenas um palmo de água no reservatório para usar na limpeza.

3 – Com luvas, utilize a escova de nylon para limpar as paredes do reservatório. Não use nenhum tipo de sabão ou detergente. Apenas adicione um pouco de água sanitária à água que sobrou para efetuar a limpeza.

4 – Com um balde retire toda a água utilizada na limpeza e seque, com panos o reservatório. Após isso, abra novamente o registro e solte a boia para encher o reservatório.

5 – Com a caixa d’água cheia e com a saída de água tampada, adicione 2 litros de água sanitária para cada mil litros de água. Aguarde duas horas, durante esse período, não utilize a água da caixa d’água.

6 – Feche novamente o registro da água da rua ou prenda a boia da caixa d’água. Abra a saída de água do reservatório e abra novamente as torneiras da casa, dando também descarga nos banheiros, com isso a água com água sanitária limpará também o encanamento da casa. Esvazie completamente a caixa d’água.

7 – Abra novamente o registro de água da rua e solte a boia da caixa d’água. Não se esqueça de tampar o reservatório. Pronto! Serviço finalizado e caixa d’água limpa!