Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre o período de 20 a 25 de julho, a Lamira recebe novamente o ator, músico e diretor musical do grupo Clowns de Shakespeare, Marco França de Natal/RN, para montagem do novo espetáculo da Cia, o “Olhai por Nós”, com estreia prevista para esse ano.

Marco dá continuidade ao trabalho que iniciou no mês de março com a Lamira, na Direção Musical do novo espetáculo do grupo que tem a finalidade de ser uma obra cênico-musical.

“A primeira vez que ele veio, foi para conhecer a Lamira e a capacidade dela propondo exercícios para instigar a montagem de cenas musicais.” Relata João Vicente, o diretor artístico da Lamira. João conta que o espetáculo já está quase finalizado e a presença de Marco agora é essencial para a conclusão: “Esperamos que Marco faça a limpeza dessas cenas que já estão criadas e trabalhe intensamente a questão musical delas”.

Marco França é músico profissional, tecladista, compositor, produtor musical e arranjador. Participou de diversas gravações de CDs e shows com vários artistas nacionais e internacionais. No teatro atua como ator e diretor musical do grupo Clowns de Shakespeare, onde desenvolve pesquisa musical com base na preparação do ator e na criação cênica a partir de jogos musicais.

“Olhai por nós”

Dança, teatro, música e teatro de formas animadas. Essa combinação, com 03 linguagens diferentes, é que dá a forma para o novo espetáculo da Lamira Artes Cênicas, o “Olhai Por Nós”, que tem estreia prevista para o mês de setembro em Palmas.

Essa mistura de linguagens é a marca registrada da Lamira, que chega ao seu 5º aniversário estreando o 5º espetáculo do grupo. Um projeto contemplado com o Prêmio do Programa Municipal de Incentivo a Cultura, o PROMIC 2014 da Prefeitura Municipal de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas e Fundo Municipal de Apoio à Cultura.

Além da Direção musical de Marco França, o espetáculo também possui a Direção Teatral de Fernanda Vianna do Grupo Galpão de Belo Horizonte/MG, a Direção de Teatro de Formas Animadas de Vinícius Della Líbera e a Direção Artística e Coreográfica de João Vicente.

Lamira Artes Cênicas

A Lamira é um grupo de artes cênicas tocantinense que completa nesse ano de 2015 05 anos de existência com atividades ininterruptas. O grupo busca, na fisicalidade, o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural.

Ao longo desses 05 anos, a Lamira vem construindo espetáculos que servem de referência estética à capital onde está inserida e vem representando a produção cênica tocantinense pelo Brasil, já tendo circulado em mais de 25 Estados e o Distrito Federal, passando pelas 04 regiões aonde, através de pesquisas e intercâmbios entre grupos, vem construindo e atendendo as diversas demandas do público. Isso lhe permite ter, em seu repertório, espetáculos de rua, infantis, contemporâneos e conceituais.