Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Jarlene Souza

Quase 300 famílias que integram o Setor Jabaquara, do município de Rio dos Bois, comemoram o abastecimento regular de água em suas casas. A falta de fornecimento de água perdurou por dois anos no município e foi solucionada com ação do Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), com a aquisição e a instalação de novos equipamentos.

Segundo o diretor de produção da ATS, Arlindo Lopes, a agência localizou a causa do problema e conseguiu adquirir o equipamento específico. “O setor fica localizado na parte alta da cidade e foi constatado que a bomba antiga não produzia pressão suficiente para abastecer a área. A ATS instalou um inversor de frequência, que aumenta a potência da bomba do motor, viabilizando a fluência da água até as casas”, explicou o diretor.

“Nossa vida melhorou em tudo, porque a água é indispensável. Antes ficávamos semanas sem água", disse a dona de casa Marcela Conceição Pereira, ao realizar suas atividades diárias.

A dona de casa Francenir Alves da Silva fala da satisfação de ter água em suas torneiras. “A vida aqui não era nada fácil. A coisa estava feia, mas agora estamos satisfeitos. O problema foi resolvido e, além de ter água para beber, tomar banho, lavar roupa e limpar a casa, agora tenho até como cuidar melhor das minhas plantinhas”, afirmou. 

O presidente da ATS, Éder Fernandes, ressaltou: “Fizemos o diagnóstico em todos os municípios que estão sobre a cobertura da ATS e a situação é crítica. Estamos empenhados em contornar o problema e já começamos o plano de ação para a reforma dos sistemas nos 80 municípios”, disse o presidente, lembrando ainda que mesmo com o abastecimento regular, os usuários devem evitar o desperdício e zelar pelo uso consciente e responsável da água. (Com informações Secom/TO)