Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Opinião

Quando pensamos em investimentos no mercado imobiliário, temos de pensar em algumas regras base para investir. As bolhas imobiliárias surgem quando algumas regras não são seguidas à risca e acabam por contribuir para um buraco negro que vai sugando recursos e que cria uma dívida que à primeira vista é inexistente, mas que com efeito de juros e outras condições econômicas adversas leva a situações econômicas e sociais extremas.

Regras para investir

Em relação a investimentos em imóveis existem algumas regras base, e neste artigo iremos demonstrar as mesmas:

·         O investimento deve ter retorno: se você vai comprar um imóvel, de um ponto de vista de um investidor, você deve recolher a informação necessária para saber, com algum grau de certeza que vai ter lucro. Telefone, use a internet, veja anúncios, não descanse até encontrar o imóvel certo para ganhar dinheiro, não se esqueça que este trabalho também é custo e deve ser subtraído do dinheiro da venda.

·         Invista com a cabeça: não vá no instinto, baseie-se em fatos para tomar uma decisão de negócios ponderada.

·         Construir ou comprar: às vezes construir vale mais do que comprar, imagine que apanha um terreno com o metro quadrado em baixa e depois pode valorizar em alta. Neste caso construir um imóvel terá muito mais lucro do que se vendesse um imóvel já pronto.

·         Está na altura de alugar: nem sempre o mercado está bom para vender, especialmente nesta fase em que o desemprego é elevado e a incerteza de rendimentos é grande.

·         Pense em parceiros: com mais parceiros você conseguirá alcançar outro nível de negócios, porque terá mais capital humano e financeiro para poder conquistar outro setor de mercados.

·         Crie um bom currículo: quanto mais negócios bem-sucedidos você conseguir, maior será a sua reputação e mais negócios conseguirá ter acesso.

Ter sucesso na Ilha do Governador

A Ilha do Governador é conhecida pelo seu comércio e indústria, a ilha tem um setor de serviços algo intermédio e a nível de infraestruturas houve um forte investimento na educação e na saúde, a nível de transportes, a região tinha uma linha de bondes que entretanto foi desativada. No seguinte link: https://siteimovel.com/venda/rj/rio-de-janeiro/ilha-do-governador/cat-apartamentos é possível ver os vários apartamentos a venda na Ilha do governador, e sendo que era expectável encontrar vários imóveis à venda, a realidade é que ainda existe uma grande fatia de aluguel, sinal de que existe muita procura por parte de um estrato médio.

O mercado na Ilha do Governador é representativo do que se passa a nível nacional, inflação de preços, subida de juros, aposta no mercado de aluguel devido ao desemprego e à instabilidade ao nível de rendimentos por parte do consumidor. Se está no ponto de vista de um investidor, pense nas regras acima referidas, não despenda dinheiro e recursos sem pensar no lucro, isso é o que vai garantir a atividade no futuro, quanto mais negócios bem-sucedidos conseguir, maiores serão as suas probabilidades de combater a volatilidade do mercado imobiliário no Brasil.