Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Uma multa no valor de R$ 32.700 e mais a apreensão de 109 m³ de madeira, das variedades garapa e angelim. Este foi o resultado do planejamento fiscalizatório realizado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de combate ao tráfico de madeira, a ação foi executada pelas unidades dos municípios de Colinas do Tocantins e Pedro Afonso, na última semana.

A madeira estava estocada ilegalmente em uma chácara, próximo ao município de Colinas, e ficou constatado que o proprietário não tinha a documentação sobre o produto. Segundo os fiscais a madeira tinha como origem o estado do Pará e seria revendida.

Ainda durante as fiscalizações, após denúncias, a equipe conseguiu descobrir, em Colinas e Couto Magalhães, dois desmatamentos ilegais. Na cidade de Couto Magalhães foram desmatados 15 hectares de vegetação nativa, os fiscais aplicaram uma multa de R mil, conforme Lei Federal 9.605/98, Decreto 6.514/08 e Lei Federal 12.051/12.

Em Colinas, os fiscais constataram a derrubada ilegal de 44 hectares de vegetação nativa, além de 1,2 hectares de floresta de Preservação Permanente. Os responsáveis foram autuados e receberam uma multa no valor de R$ 44 mil.

Linha Verde

Para denunciar crimes ambientais, dentro do território tocantinense, é só ligar gratuitamente no Linha Verde. O serviço é  disponibilizado pelo Naturatins e o cidadão pode acionar pelo telefone 0800 63 11 55.

De janeiro até o momento o Linha Verde já recebeu 313 denúncias de diversos cantos do Tocantins. O horário de atendimento é comercial de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 h e das 14h às 18 h.