Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Saúde – Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), firmou parceria com o Hemocentro Regional de Araguaína para conscientizar e sensibilizar os funcionários da unidade a serem doadores de sangue e de medula óssea. No próximo dia 4 de agosto, às 14 horas, será realizada uma palestra para os funcionários do CCZ, que abordará sobre orientação de como doar sangue e convidá-los a visitar o Hemocentro para doarem.

De acordo com a enfermeira do setor de captação, Chiara Stella Jusselino Tavares de Sousa, neste mês de julho caiu muito o número de doadores no Hemocentro, pois como é período de férias escolares, a maioria viaja e não faz a doação de sangue regularmente. “Além disso, nos fins de semana acontece muito acidente, o que gera a necessidade de ter bolsas de sangue para suprir a demanda das unidades hospitalares que atendemos”, explica.

Chiara também informou que também há necessidade de bolsas de plaquetas, pois a vida útil delas é de cinco dias. “Ou seja, a cada cinco dias temos que renovar o estoque de bolsas de plaquetas”, informou.

O Hemocentro de Araguaína atende um total de 52 municípios, que vai de Guaraí até a região do Bico do Papagaio. “E temos que atender sete agências, onde fica armazenado o sangue, que fica nessa região”, informou. Em média, é necessário 700 bolsas para atender apenas Araguaína. Além disso, o Hospital Regional de Araguaína (HRA) atende municípios do Maranhão e Pará.

“A nossa busca de doadores é contínua. Precisamos diariamente de todos os tipos de sangue. Essa parceria com a Prefeitura é importante, almejamos aumentar o nosso número de doadores e também de multiplicadores”, finalizou Chiara.

Orientações

No momento da doação, a pessoa deve levar documento oficial de identidade com foto; estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50kg; não estar em jejum; evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Os intervalos para doação são para homens de 60 dias (até quatro doações por ano) e para mulheres, 90 dias (até três doações por ano).

Hemocentro

O Hemocentro de Araguaína fica localizado na Rua 13 de Maio, nº 1336, no centro da cidade. O horário de atendimento é das 7 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. (Ascom Araguaína)