Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom PRF

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã dessa quarta-feira, 22, por volta das 8h, na Unidade Operacional da PRF em Gurupi/TO, um autocarga Scania/R 440 A4X2, placas do Tocantins, carregada com 60 animais do tipo bovino macho.

A documentação fiscal e Guia de Trânsito de Animais (GTA) apresentadas constavam animais com idade entre 13 a 24 meses. Os agentes da PRF suspeitaram que a idade dos animais era muito superior ao que constavam na documentação. Imediatamente foi acionada a Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), confirmando que a idade constante na documentação não condizia com a verdadeira idade dos animais. A idade real seria de 25 a 36 meses.

Foi acionada também a Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins (Sefaz), uma vez que, com a possível fraude, caracterizava também crime contra a ordem tributária.

O proprietário dos animais foi multado pela Adapec em R$ 2.553,60 por prestar falsas informações. Foi também multado pela Sefaz/TO em mais de R$ 9.300,00 para regularização tributária da carga.

Os animais foram recolhidos a um espaço de leilão de gado no município de Gurupi/TO, até a regularização dos tributos devidos. A carga viva saiu de uma fazenda no município de Santa Rita do Tocantins e o destino seria uma fazenda em Araguaçu/TO. (Ascom PRF)