Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Leandro Pinheiro

Foto: Leandro Pinheiro

Mais de 550 trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social - Suas de pelo menos 124 municípios do Tocantins, de todas as regiões, foram capacitados pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (SETAS) neste primeiro semestre de 2015. O encerramento de mais uma turma aconteceu na tarde desta sexta-feira, 24, em Palmas e contou com representes de 14 cidades que aperfeiçoaram os conhecimentos com relação à elaboração de indicadores socioeconômicos. 

Representando a secretária Patrícia Amaral, a superintendente do Suas, Rosana Trindade agradeceu o empenho dos municípios em participar dos cursos. “Quem ganha com esse conhecimento são os moradores dos municípios. Através dessas capacitações, o governo busca apoiar os trabalhadores do Suas o que tem um impacto direto na melhoria e aperfeiçoamento dos serviços sociais no Estado”, comentou.

Para os participantes desta etapa, o curso de indicadores ajuda a levantar e diagnosticar o retrato social dos municípios. Do município de Axixá, extremo norte do Estado, Thatiane Feitosa disse que o curso contribui para ajudar os municípios no acesso ás informações pertinentes aos programas sociais. “Aprendemos a usar mecanismos institucionais que vão de encontro às necessidades reais da realidade local que vivemos “, explicou.

O secretário de Assistência Social de Brasilândia, Valdeci Pereira, também participou do curso e disse que o conhecimento adquirido terá impacto real nas ações e projetos da área na cidade. “ É um auxílio importante e necessário que o governo está nos dando porque nós que estamos nos municípios temos essa dificuldade de ter acesso aos dados e de saber os caminhos para melhorar nossa atuação”, citou.

Os assuntos abordados durante as capacitações servem de base e suporte para a elaboração dos planos municipais de assistência Social segundo explanou Maria Jacira Alves,  gestora  do Suas no município de Itaguatins. “Estou muito feliz de ter participado e  estou levando uma bagagem importante para meu município”, comentou. 

Esta etapa contemplou trabalhadores da Assistência Social dos municípios de Aurora, Axixá do Tocantins, Brasilândia, Brejinho de Nazaré, Dianópolis, Gurupi, Itaguatins, Marianópolis, Palmas, Ponte Alta do Tocantins, Silvanópolis, Tocantinópolis e Xambioá.

CapacitaSuas

O Ministério do Desenvolvimento Social – MDS reconheceu a importância e destaque da atuação  do governo do Estado com relação a capacitação de profissionais da Assistência Social e vai retratar a experiência através de um livro que está em fase de elaboração. A capacitação visa promover a formação adequada dos profissionais da assistência social, contribuindo de forma significativa para o nivelamento técnico dos trabalhadores do Suas e contribuindo para bom atendimento nos serviços prestados à população tocantinense. Ao todo participarão 725 alunos, sendo 681 trabalhadores do SUAS ligados aos municípios. O CapacitaSuas é composto por oito cursos e o Estado do Tocantins aderiu a três deles.