Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Filho

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, entregou na manhã desta terça-feira, 4, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Dantas para quase 1.800 famílias do Residencial Costa Esmeralda. Ao lado de familiares do médico homenageado, vereadores, secretários e a comunidade local, em seu discurso, o prefeito destacou que o reconhecimento estampado na placa da nova unidade é de toda a sociedade e representa saúde de qualidade aos araguainenses.

Dimas destacou que todas as unidades de saúde reformadas ou construídas na atual gestão terá a informatização dos serviços. Para o prefeito, isso representa dados mais consolidados, mais precisão nos números e mais recursos para a saúde. “Não abro mais nenhuma unidade sem estar totalmente informatizada, pois isso facilita a vida do cidadão e dos profissionais. Além disso, o nível de receita da saúde pode crescer até três vezes mais, uma vez que todos os procedimentos serão informados e os recursos revestidos para a saúde”, assegurou o prefeito.

Cartão SUS

De acordo com o secretário Jean Coutinho, a unidade básica de saúde inaugurada é a primeira de descentralização para inscrições do cartão SUS. “Ao invés de ir para o centro, os moradores podem fazer o cartão aqui mesmo na unidade, que já está atendendo efetivamente. Os benefícios trazem agilidade e economicidade para os cidadãos, que está em primeiro lugar”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Marcelo, destacou a necessidade de melhor atender à população em uma região muito populosa. “A sensibilidade em se atender uma região tão grande deve ser destacada”, lembrou o presidente.

Homenageado

Durante a solenidade, a esposa do homenageado, Ângela Dantas, emocionou a todos ao falar da história do Dr. Dantas no Município e destacou que a homenagem é um presente do Dia dos Pais, além de agradecer ao prefeito pelo reconhecimento. “Não sabia que presente daria ao meu esposo, a homenagem foi o melhor presente, pois ele será eternizado. Obrigada, Ronaldo Dimas”, disse emocionada.

Ronaldo Dimas justificou a homenagem ao Dr. Dantas. “Um homem que contribuiu e muito com a saúde de todos os araguainenses, com vontade e dedicação. Um excelente marido e excepcional profissional”, afirmou o prefeito.

O médico Antônio Dantas de Assis é natural de Macau/RN e formou-se na primeira turma da Universidade Federal do Amazonas. Em 5 de março de 1975 chegou em Araguaína ainda Estado de Goiás onde participou da fundação de várias unidades de saúde. Dedicado e apaixonado pela medicina, “trabalhava com amor e por amor”. Querido e respeitado por seus colegas de profissão, era por muitos chamado de professor e mestre. 

Estrutura da UBS

A partir de hoje, a população do bairro recebe atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos e realiza exames de prevenção, teste rápido de gravidez, glicemia, pezinho, aferição de pressão arterial e retirada de medicamentos na unidade. Além dos atendimentos, são feitas vacinação, visitas domiciliares, nebulização, coleta de exames, conforme demanda espontânea.

A infraestrutura da unidade inaugurada conta com auditório, banheiros, salas de PCCU, vacinação, curativos, farmácia, almoxarifado, expurgo, copa, consultório odontológico, depósito de material de limpeza, além de dois consultórios médicos e dois consultórios para enfermagem. A UBS vai também dispor de uma equipe do Programa de Saúde da Família (ESF).

A unidade vai dispor de uma equipe técnica formada por três técnicos de enfermagem, um médico, um enfermeiro, um cirurgião dentista, um auxiliar em saúde bucal, um farmacêutico e um administrativo.

Melhorias na saúde

Somente nesta gestão, já foram cinco novas unidades de saúde entregues à população; seis reformadas e sete em processo de licitação. A próxima unidade revitalizada a ser entregue será a UBS Avany Galdino da Silva, no Bairro São João, que será totalmente informatizada.

As novas unidades vão beneficiar gente como a aposentada Maria da Mercês Costa, diabética casada com um hipertenso. “Eu não tenho do que reclamar de Araguaína por nada. Eu e meu esposo temos atendimento médico e remédio de graça”, disse, emocionada.