Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Carlos Furtado

O vereador Lúcio Campelo (PR) apresentou na sessão desta quinta-feira, 06, na Câmara de Palmas, requerimento pedindo calçamento no entorno do Museu Sussuapara e da Casa de Cultura, ambas localizadas no Parque Cesamar. “A poeira está deteriorando arquivos da nossa história, além da vida útil do prédio”, declarou Lúcio Campelo. Na oportunidade o vereador destacou que apesar da recente “reforma” feita no parque, que a prefeitura de Palmas gastou R$ 8 milhões, “a área histórica e cultural ficou sem nenhum tipo de intervenção, tão necessária para a manutenção e conservação da história do Palmas”, definiu Campelo.

Na tribuna o vereador relembrou a importância histórica da Casa Sussuapara para Palmas. “Neste local foi a primeira sede da Prefeitura e Câmara, no ano de 1990”. Com relação a Casa de Cultura, que abriga o Patrimônio Cultural, tem  acervo composto por fotografias, documento e plantas arquitetônicas, e a poeira coloca em risco todo esse patrimônio cultural dos palmenses”.

Além da poeira, um persistente vazamento em frente ao museu, e que persiste há mais de dois anos, cerca quebrada, portas amarradas com arame, mato crescendo, são cenas que pode-se ver há apenas 10 metros da entrada principal do parque.

Para Campelo esse “esquecimento” em revitalizar a área mais importante do Parque Cesamar “demonstra falta de comprometimento da administração com a preservação do patrimônio histórico da cidade”, finalizou Campelo.