Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Marcos Filho

Arquibancadas lotadas e muita movimentação no início da programação do 1º Rodeio Show do Setor Novo Horizonte, em Araguaína, na noite dessa quinta-feira, 6. Centenas de famílias assistiram gratuitamente a abertura do evento, que contou com queima de fogos, montaria em touros e show. A programação do rodeio vai até sábado, dia 8, com eventos culturais, shows e rodeio, e encerra dia 9 com a 9ª Cavalgada do setor. O evento é organizado pela Associação de Moradores e tem apoio da Prefeitura.

Para a organização, o objetivo da programação é manter a tradição e movimentar a economia do setor, que fica a 18 km do centro da cidade. “Pela primeira vez estamos conseguindo trazer este evento para o setor, que já contava com a famosa cavalgada. Somos carentes de eventos gratuitos como esse para movimentar o setor e a cultura local”, acrescentou a presidente da Associação de Moradores, Francisca Elias.

Foram montadas diversas barracas de comidas e bebidas, tendas, palco, arquibancadas e a arena para o rodeio. Para o vendedor autônomo Orzilmar Ferreira da Silva, de 38 anos, a expectativa é de que a festa traga bons lucros. “A estrutura montada está ótima e esperamos que as vendas acompanhem a organização do evento”, pontuou Silva.

Abertura

Na primeira noite, a programação teve início com o rodeio. A queima de fogos e a locução de Rubens de Paiva levantaram o público de mais de mil pessoas. Os 17 peões enfrentaram montarias difíceis em touros já consagrados pela Companhia JM, como WhatsApp e Mistério.

O peão Allysson Raymor, que monta em touros há sete meses, disse que a morte do irmão que era peão o incentivou a levar o sonho de ser reconhecido. “O frio na barriga é sempre constante, mas ao relembrar a memória de meu irmão que faleceu a um ano e montando, crio forças”, comentou o peão.

A disputa do rodeio segue até sábado, 8, em que 10 peões disputarão três mil reais em premiação. E não é só quem monta que vai atrás do que gosta, como é o caso do Matheus Júnior, de 15 anos. A avó dele, Maria de Jesus Lima, de 57 anos, conta que onde tem rodeio na região tem de levar o neto. “Somos do campo e ele ama ver rodeio. Onde ele fica sabendo que há rodeio, não sossega até que vamos toda a família”, aponta a avó, que estava acompanhada do esposo Antônio Luís e do outro neto Gabriel, de 10 anos.

Programação

Nesta sexta-feira, 7, continua a programação do rodeio e será realizada uma noite cultural, com apresentações de quadrilhas e aulas de zumba.

O final de semana contará com show de Raphael Leandro e acontece a final do rodeio. O encerramento será no domingo, com a 9ª Cavalgada pela manhã e à noite com o show de Edson Moral.