Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Felix Carneiro

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) realizou nesta sexta-feira, 07, no auditório do Palácio Araguaia em Palmas, a entrega dos Alvarás de funcionamento às empresas credenciadas que prestam serviços junto ao órgão.

A cerimônia teve por objetivo promover o diálogo e a interação entre o Detran e as empresas credenciadas pelo órgão: Centros de Formação de Condutores (CFCs), despachantes e clínicas médicas  e psicológica que oferecem os exames necessários para a obtenção da CNH.

Na ocasião foi apresentada oficialmente à comunidade a comissão formada por representantes dos CFCs do estado que tem como objetivo contribuir na gestão do órgão no que diz respeito à normatização do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O presidete da comissão, Márcio Rocha, comentou a pareceria entre o Detran-TO e os Centros de formação de condutores. “Nos agradecemos ao Presidente do Detran, Coronel Donizete, pelo empenho em atender aos CFCs e abrir as portas para que nos possamos contribuir nas decisões que visem a qualidade do ensino de trânsito e atenda aos interesses da população geral”.

O presidente do Detran, Eudilon Donizete Pereira, avaliou o envolvimento entre o órgão e as empresas. “É importante ressaltar a importância dessa união, pois todos os envolvidos no processo de obtenção da Carteira Nacional de Trânsito, seja ele o Detran, os Centros de Formação de Condutores, Clínicas Médicas e Psicológicas e Despachantes e os próprios candidatos, são responsáveis por tornar o trânsito mais seguro. Por isso é preciso que nós todos trabalhemos juntos em busca deste objetivo”.

O presidente do Detran-TO entregou os alvarás de funcionamento pessoalmente a cada representante de empresa presente. Cerca de 160 empresas estavam representadas no evento.

O credenciamento

Através da Gerencia de Credenciamento e Controle o Detran-TO normatiza as atividades dos CFCs, assim como de despachantes e clínicas médicas que oferecem os exames necessários para a obtenção da CNH. Desta forma, qualquer empresa deste ramo precisa ser credenciada junto ao Detran-TO, para que possa desempenhar as suas atividades dentro do estado.

A comissão

A ideia de uma comissão permanente, a qual possa ajudar na estrutura normativa do transito no Tocantins, priorizando sempre a qualidade do ensino e os interesses da população geral, veio por meio do diálogo entre os CFCs e a Gerencia de Credenciamento e Controle do Detran-TO, que já buscava essa aproximação em suas interações diárias e no serviço prestado.