Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa no próximo sábado (15), e vai até 31 de agosto em Tocantinópolis. Além da imunização contra a pólio, serão oferecidas as vacinas que compõem o calendário básico infantil, previstas para crianças de até 5 anos.

Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 0 a 5 anos incompletos. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

Os nove Postos de vacinação estarão abertos de 8h às 17h para aplicação das doses. A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3.

A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

Postos e locais de vacinação

Unidade Básica de Saúde Ana Vina;

Unidade Básica de Saúde Múcio Barbosa (Policlínica);

Unidade Básica de Saúde de Tocantinópolis (ao lado do SESP);

Unidade Básica de Saúde Alto Bonito;

Em frente ao Shopping Boa Vista;

Lanchonete em frente ao antigo Mercado Municipal;

Rodoviária;

Praça do Dóris;

Feira coberta Osvaldo Mariano (Alto Bonito).