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Polí­tica

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) reuniu-se, na última sexta-feira, 14, em Brasília, com o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, Mário Rodrigues Junior e sua assessoria técnica para obter informações sobre as obras em andamento das Ferrovias Norte-Sul e Leste-Oeste, mas destacou o pedido de informação sobre as obras dos terminais multimodais de Gurupi e de Porto Nacional e a viabilidade de se criar uma linha de transporte de passageiros entre Palmas e Anápolis.

Donizeti pediu o encaminhamento de uma nota técnica da empresa para a Subcomissão de Obras Inacabadas, do Senado da República, para esclarecimento dos senadores, e reafirmou o pedido de urgência para as obras de Gurupi e Porto Nacional, que são de suma importância para dar suporte de infraestrutura e escoamento para a produção do estado.

O presidente, que estava acompanhado do superintendente de Controle de Obras, Marcus Expedito Felipe de Almeida, esclareceu que as obras não estão paralisadas e que a empresa apenas otimizou, dentro dos recursos já liberados, os trechos priorizados para dar continuidade, mas que todos os trechos estão sendo conservados.

Terminal de Gurupi

Sobre as obras do Pátio de Gurupi, o próprio superintende de obras, Marcus Expedito, esclareceu que ficou estabelecido numa reunião com o prefeito Laurez Moreira, em que o senador esteve presente, que o valor dos lotes foi reduzido, o que permitiu dar andamento as licitações e que serão encaminhadas no menor tempo possível, e que a Valec já está esperando os parceiros interessados. O presidente anunciou também que a pedido da ministra Kátia Abreu, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está sendo reservado um espaço de 6 hectares para a construção de um armazém da Conab, e que Porto Nacional já pode dar andamento a construção de mais um terminal de combustível.

Sobre o estudo de linhas de transporte de passageiros, o presidente esclareceu que legalmente e tecnicamente é possível, mas que depende de estudos sobre a viabilidade econômica da subconcessionária – o chamado custo benefício -, e isso, depende dos futuros parceiros. Ao final, ficou acertado a pré-agenda de uma visitação dos parlamentares às obras em andamento da Valec para verificar in loco o acompanhamento e o ritmo das mesmas.