Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ex-senador e ex-presidente do PT Tocantins, Donizeti Nogueira, disse em entrevista ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, 28, não entender a "birra" do agronegócio tocantinense com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que gostaria de dialogar com o setor um projeto de desenvolvimento para o Estado. 

Donizeti citou algumas das obras inauguradas no Estado durante governos de Lula e que são muito importantes para o desenvolvimento do agronegócio, como a ponte de Pedro Afonso - divisor de águas no escoamento da produção da região e a Ferrovia-Norte Sul - que desempenha um papel importante como corredor logístico no Estado. "Ampliou os mercados para os nossos produtos agrícolas e pecuários, reestruturou a agricultura, viabilizou que se pudesse plantar novamente, juros baixíssimo para máquinas, [...] e esse povo fica com essa birra com o presidente Lula, sendo que o presidente que mais fez pela pecuária, pela agricultura, é o presidente Lula", disse. 

Ele também citou melhores preços no óleo diesel, um dos combustíveis mais utilizados no campo, favorecendo a diminuição nos custos de produção agrícola. 

"A gente gostaria de debater com eles um projeto de desenvolvimento para o Estado e do porquê que eles são em boa parte contra o presidente Lula", afirmou o ex-senador. 

Críticas da Aprosoja

Apesar do Plano Safra bater recorde ano após ano, o presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, criticou o novo Plano Safra - montante neste ano de R$ 516,2 bilhões -, afirmando que trouxe condições insuficientes para atender as demandas da agricultura empresarial.