Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Adilvam Nogueira

Foto: Adilvam Nogueira

Os grupos de artes das escolas têm até sexta-feira, 21, para garantir a participação na Gincana Literária do 9º Salão do Livro do Tocantins, que será realizado em Palmas, de 19 a 27 de setembro, no Centro de Convenções, Parque do Povo.

As inscrições devem ser feitas nas Diretorias Regionais de Educação, que fará uma pré-seleção dos trabalhos para em seguida serem enviados para a Secretaria da Educação. Estão abertas as inscrições para as categorias poesia, oratória, música e dança, e este ano, as apresentações serão elaboradas tendo como base os livros do escritor José de Alencar, sendo a obra Iracema, para os alunos do ensino fundamental e o livro Ubirajara, para o ensino médio.

Ana Lúcia Rodrigues Maranhão, gerente de Supervisão Escolar da Seduc, explicou que nesta edição, as apresentações da Gincana Literária serão realizadas somente no período da manhã, para que os alunos tenham mais oportunidades de participarem da programação do Salão do Livro. “É importante a participação das escolas e dos alunos como uma forma de incentivar a leitura que é um dos principais objetivos do Salão do Livro”, contou Ana Lúcia.

Para as apresentações serão consideradas as categorias juvenil, para alunos de 12 a 15 anos e adulta, para educandos a partir de 16 anos. Os critérios de cada modalidade estão disponíveis em editais.

A seleção regional será realizada no período de 24 a 28 de agosto e o resultado será encaminhado para a Seduc no dia 4 de setembro. A Comissão Estadual terá o período de 9 a 11 de setembro para divulgar o resultado final dos selecionados que irão participar da Gincana.

A premiação será medalhas de ouro, prata e bronze para os três primeiros colocados, que também receberão certificados.

Para sanar dúvidas e obter mais informações os interessados devem procurar as Diretorias Regionais de Educação ou a Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Educacional pelo e-mail salaodolivroespaçojovem@seduc.to.gov.br. (Ascom Seduc)