Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

As inscrições para a primeira etapa do Circuito Matopiba de Armazenagem encerram-se nesta segunda-feira (24) e podem ser feitas no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ou na página eletrônica da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). O evento é promovido Conab em parceria com a Aiba e será realizado nesta quarta-feira (26), em Luís Eduardo Magalhães (BA).

O evento tratará sobre os desafios que o setor agropecuário enfrenta na questão do armazenamento, principalmente na região de crescente produção agrícola nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O governo federal já iniciou uma série de medidas para solucionar o gargalo da armazenagem no país, como a disponibilidade da linha de financiamento de R$ 25 bilhões para a construção de unidades armazenadoras privadas.

A Conab também vai reformar os próprios armazéns e construir novas unidades armazenadoras em cidades localizadas em regiões estratégicas, como a unidade em Luís Eduardo Magalhães. “Este armazém vai trazer um grande movimento econômico para o município, com a geração de empregos, entre outros benefícios. Além disso, vai facilitar e ampliar a atuação da Conab na região”, destaca o diretor de Operações e Abastecimento da estatal, Marcelo Melo.

“O armazém da Conab, em Luís Eduardo Magalhães, terá localização estratégica por estar numa região agrícola já consolidada, o que permitirá a formação de estoques públicos e facilitará o abastecimento de milho para o Nordeste do país, principal consumidor dos grãos do oeste baiano”, pondera o presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato.

Podem participar do Circuito Matopiba de Armazenagem produtores, empresários do ramo e demais interessados.