Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Brasilândia do Tocantins promoveu no final de semana (21,22 e 23/08) a primeira edição da Festa da Integração, com o objetivo de unir numa mesma confraternização os moradores da cidade e da zona rural, além dos devotos de diferentes doutrinas religiosas. Boa parte da programação da festa ocorreu na Praça Manoel Gomes, como a corrida de kart, os shows artísticos e a chegada da VI Cavalgada de Brasilândia, considerada a principal atração do evento.

Segundo o prefeito de Brasilândia, João Emídio de Miranda, os devotos da doutrina católica celebravam os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, enquanto os da doutrina evangélica não dispunham de evento social para confraternizarem entre si. “Nós decidimos promover um evento que integrassem evangélicos e católicos e, mais do que isso, que unisse os moradores da cidade e da zona rural, ou seja, a promoção de uma confraternização para que os diferentes públicos do Município comemorem suas conquistas e o desenvolvimento de nossa cidade”, disse o gestor, que também é presidente da Associação Tocantinense de Municípios – ATM.

Noite Gospel

Na primeira noite da festa, uma multidão de evangélicos e católicos se uniram na Praça Manoel Gomes para louvar  ao som da cantora gospel Leila Lima, que cantou sucessos de sua carreira, como a música Purifica. “É a primeira vez que presenciamos um evento direcionado a nós evangélicos. Estamos muito felizes com a festa, que veio unir nós irmãos em Cristo”, disse a evangélica, Antônia Vilderlânia da Silva Cunha.

No sábado, a festa começou com o ronco dos motores dos carrinhos de kart, que correram as ruas próximas à praça. Na calçada, centenas de pessoas viram os oitos pilotos pisarem fundo no acelerador em busca do título, que ficou com o piloto de Colinas do Tocantins, Lindomar. Os três primeiros colocados receberam troféus e premiações em dinheiro.

Renda

A Festa da Integração de Brasilândia gerou empregos diretos e indiretos, à exemplo da senhora Maria de Fátima, que se deslocou de Colinas do Tocantins,  a 39 Km da cidade,  para vender refeições. “Aqui na minha barraquinha eu vendo galinha caipira e chambari, que é tradicional na culinária tocantinense. Não dá muito lucro, mas só de estar participando da festa já é algo prazeroso”, disse a comerciante. A prefeitura de Brasilândia estima que cerca de 150 empregos diretos e indiretos foram gerados com a festa.

Shows

A noite de sábado começou com o concurso para a escolha da Garota Country, seguida de queima de fogos. Logo depois, a multidão que lotou a Praça Manoel Gomes prestigiou o show do cantor de renome nacional Mariozan Rocha. O artista piauiense agitou os brasilandenses e visitantes com os sucessos “Sem Você”, “Coração Cigano”, “Perola” e “Demora”.

Cavalgada

A atração principal da Festa da Integração foi a VI Cavalgada de Brasilândia, que atraiu milhares de cavaleiros e amazonas para o município no último dia de festa. Comitivas da cidade e demais municípios circunvizinhos participaram da cavalgada, que desfilou pelas principais ruas da cidade, animada pelo locutor Cabral Rabelo. Ao término da cavalgada, premiações foram distribuídas as comitivas mais organizadas, bem como aos cavaleiros e amazonas que se destacaram na cavalgada.

Para fechar com chave de ouro, a Prefeitura de Brasilândia ofertou almoço a todos os participantes e espectadores da cavalgada.

Prestigiaram

Entre as autoridades políticas que prestigiaram a Festa da Integração de Brasilândia, estavam os prefeitos Assilon Soares Filho (Arapoema), José Pedro Sobrinho (Nova Olinda) e Wilson da Costa Veloso (Tupiratins).