Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), Paulo Carneiro, recebeu nessa segunda-feira, 24, presidentes de Sindicatos Rurais de todo o Estado, quando foi discutida uma série de temas para fortalecimento da categoria.

A primeira pauta foi a apresentação do Concurso Nacional de Proteção às Nascentes, que tem como meta proteger mil nascentes neste ano em todo o país nas áreas rurais. No Tocantins, a meta proposta pelo Senar Regional é de proteção a 200 nascentes. A premiação do concurso, em nível nacional, será dois veículos pick-ups, uma para o Senar Regional, e outra para o Sindicato Rural.

Também foram apresentados os cursos oferecidos pela Rede e-Tec, a exemplo do Curso Técnico em Agronegócio, que disponibilizou 100 vagas para alunos do Tocantins; a forma correta para a realização do credenciamento de Instrutores e Técnicos de Campo; a ampliação do Programa Negócio Certo Rural (NCR), que deve formar para este ano mais 80 turmas de assistência técnica e extensão rural no Tocantins e os cursos do Pronatec, que está disponibilizando 1.030 vagas para o segundo semestre deste ano. Também foi apresentado como será realizado o treinamento dos profissionais que realizarão o Cadastro Ambiental Rural (CAR) nas propriedades rurais de todos os municípios do Estado.

No período da tarde o encontro teve início com a palestra sobre as prevenções contra a bactéria Mormo, realizada pela diretora do Programa Estadual de Sanidade Equina da Adapec, Ana Lúcia, e pela gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização da Adapec, Laudicéia Teles. Os presidentes ouviram, ainda, explicações sobre a arrecadação das Contribuições Sindicais (Acordos e Recebimentos) e sobre as Exposições Agropecuárias que estão sendo realizadas em 41 municípios do Tocantins. O encontro foi finalizado com uma rápida preparação para uma reunião, que acontecerá em setembro, sobre o alinhamento do Sistema CNA/Senar/Federação e Sindicatos Rurais.

Para o presidente Paulo Carneiro, reuniões como essas são essenciais para integrar, cada vez mais, o Sistema como um todo: “os Sindicatos Rurais são as entidades responsáveis pela existência das Federações, então é necessário e urgente que eles participem ativamente das ações desenvolvidas por todas as nossa Instituições. Os Sindicatos representam a Faet e o Senar em todos os municípios do Tocantins”, destacou o presidente, assegurando que muitos encontros como esses acontecerão no decorrer deste ano.