Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

Exportação Passo a Passo, Importação e Exportação de Serviços e Formação de Preço e Tributação no Comércio Exterior. São esses os três cursos programados pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) para acontecer nos dias 3, 15 e 30 de setembro, respectivamente, na sala de Treinamento do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em Palmas, das 8h às 18h. O foco são as empresas tocantinenses em fase de internacionalização, interessadas em alavancar recursos no exterior e que querem obter mais informações sobre as vantagens de atuar fora do Brasil.

O primeiro curso será ministrado pela professora Vânia Strepeckes, administradora de empresas e com 18 anos de experiência em inteligência comercial e marketing internacional. Ela discorrerá sobre a estrutura do comércio exterior brasileiro, órgãos anuentes, diferenças entre o mercado interno e o mercado externo, vantagens da exportação, modalidades, credenciamento, seleção de mercado, fluxo de exportação e de despacho, documentação básica, formação de preço, modalidades de pagamento e programas de financiamento. 

O segundo curso, Importação e Exportação de Serviços, ficará a cargo de Bruno Drummond, graduado em Administração e com larga experiência em comércio exterior. Serão abordados temas como mercado de software no Brasil e no mundo, modos de prestação de serviços, contratos de câmbio, como estabelecer sua empresa nos EUA, impactos fiscais individuais, Angel/ Venture Capital e Private Equity. 

O terceiro e último, Formação de Preço e Tributação no Comércio Exterior, focará, entre outros temas, a gestão tributária, aspectos tributários na exportação e importação e tributação em regimes especiais. Será ministrada por Marcos Assis, graduado em Administração e Direito e MBA em Gestão e Economia Empresarial.

As três capacitações, de um total de nove que serão realizadas até o final do ano, fazem parte do projeto Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios (Inseri), que visa melhorar a competitividade e a inserção internacional das empresas, a partir de uma gestão público-privada. As atividades do programa são desenvolvidas pelo Sistema Indústria em parceria com o Sebrae.

 Os interessados em participar devem procurar o Centro Internacional de Negócios CIN/TO na sede da FIETO em Palmas (104 Sul, Rua SE 03 Lote 29, Ed. Armando Monteiro Neto). Também está disponível o e-mail greyce@sistemafieto.com.br.  As vagas são limitadas.

Tags: Fieto, IEL