Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

Araguaína será sede nesta quinta-feira, 27, do seminário do Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC), com o tema “Produção com Preservação nos Campos do Bioma Cerrado”, no Palácio Municipal Tancredo Neves, no centro da cidade. Os seminários de sensibilização aos produtores já aconteceram em Gurupi, Porto Nacional e Pedro Afonso.

Na ocasião, o coordenador do Grupo Gestor ABC no Tocantins, Fernando Garcia, da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) fará uma palestra apresentando as ações do Plano no Tocantins. “Somos 22 instituições integrantes do grupo ABC, cada entidade contribui para levar as capacitações, tecnologia e conhecimento até o produtor rural, visando às boas práticas sustentáveis na produção agropecuária”, explica.

Plano ABC

O projeto ABC Cerrado dissemina práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e busca sensibilizar os produtores para que eles invistam nas suas propriedades de forma a ter retorno econômico, preservando o meio ambiente, dentro das mesmas diretrizes do Plano, para o Bioma Cerrado.  Oito estados participam do projeto: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins.

O projeto é resultado de parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa Aquicultura e Pesca e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com recursos do Programa Federal de Investimento em Florestas (FIP).

O Senar/TO é responsável pela formação profissional dos produtores rurais, técnicos de campo e assistência técnica a produtores, com foco em quatro tecnologias preconizadas pelo ABC: sistema de plantio direto, recuperação de pastagens de degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta e florestas plantadas.

Programação

13h30m – Recepção

14h – Abertura

14h30m – Projeto FIP/ABC – Mapa

15h- Projeto ABC Cerrado – Senar

15h30m – Tecnologia do Plano ABC – Embrapa

16h30m – Grupo Gestor – GGABC/TO – Seagro

17h – Apresentação de casos de sucessos – produtor do Plano ABC – Ruraltins

17h30 – Debate

18h – Encerramento