Uma árvore derrubada no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, quase tirou a vida de oito filhotes recém-nascidos de periquitos-de-encontro-amarelo, que foram resgatados por um morador da região. O ninho foi encontrado no chão, próximo a árvore que tinha sido cortada, na tarde da última quarta-feira, 26, os filhotes foram entregues na sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em Palmas.
A veterinária Grasiela Pacheco informou que os oito filhotes tem menos de um mês de vida. “Estamos alimentado todos eles e os mantendo aquecidos. Eles estão indo bem e todos comem muito e isso é importante para o desenvolvido”, explicou Grasiela Pacheco. A veterinária informou que caso a ninhada não tivesse sido encontrada os filhotes teriam morrido.
Os filhotes, em breve, serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animas Silvestres, em Araguaína.
Periquito-de-encontro-amarelo
O periquito-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri) é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Também conhecido como periquito-de-asa-amarela e periquito-estrela.
Apresenta uma faixa amarela região superior das asas e uma coloração amarelo-esverdeado em sua face. Os indivíduos adultos medem de 22,0 a 23,5 centímetros de comprimento, a cauda 10 centímetros e as asas cerca de 12,5 centímetros. Possui bico resistente e de cor branco-amarronzada, pelo qual parte seu alimento. Ao redor de seus olhos escuros, existe uma delimitação branca formada apenas pela pele.