Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ademir Dos Anjos

Em reunião que marcou o início de uma possível parceria entre a Bélgica e as instituições que zelam pelo desenvolvimento da indústria tocantinense, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins (Sinduscon-TO), Bartolomé Alba Garcia, recebeu, no fim da manhã desta segunda-feira, 31, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), o embaixador da Bélgica no Brasil, Josef Smets. Na ocasião, Bartolomé Garcia representou o presidente da Fieto, Roberto Pires, e contou com o apoio do gerente da unidade de defesa dos interesses da indústria, José Roberto Fernandes, para a apresentação das conjunturas tocantinenses atuais dentro do setor.

De acordo com o embaixador belga, este primeiro contato está servindo para que ele conheça os setores industriais que envolvem a logística, o transporte e a agropecuária do estado, que são as principais áreas de interesse dos investidores belgas. “A Bélgica é um país pequeno, mas que possui um grande conhecimento no setor de transportes e logísticas. Justamente por isto, nós reconhecemos o potencial do Tocantins, que tem um papel de comunicação fundamental entre as regiões Norte e Sul. Inicialmente, estamos aqui para conhecer tudo o que envolve isto e para conversar com parceiros, como a Fieto, importante aliada para alcançarmos o nosso objetivo, que é o de já desenvolver alguma iniciativa por aqui ainda em 2016”, revela Josef Smets, que esteve acompanhado do adido-policial da Polícia Federal Belga, Kurt Boudry.

Ainda segundo Smets, apesar de ser o estado mais novo da Federação, o Tocantins impressiona. “A Embaixada da Bélgica fica em Brasília, mas esta busca por uma aproximação com outros estados é uma das nossas funções. E o Tocantins é novo, mas repleto de potencialidades e com uma infraestrutura interessante, e tudo isto nos impressionou e nos trouxe até aqui. Um relacionamento como o que desejamos estabelecer envolve não só a parte econômica, mas, também, a parte afetiva, as tradições, a cultura e os desafios locais. E me envolver em todos estes contextos tem sido o alvo desta minha primeira vinda”, afirmou Josef Smets.

Preparado para crescer

Para Bartolomé Garcia, o Tocantins já se encontra preparado para receber novos investidores. “Nós possuímos uma localização privilegiada, estratégica e de ótimo potencial logístico, que favorece o desenvolvimento de todos os níveis de transporte, tanto dos rodoviários, aéreos, ferroviários e até dos que fazem referência às hidrovias, fazendo uso do Araguaia, que é uma bandeira que levantamos, pois, pela navegação no rio, baixaríamos diversos custos. Há, ainda, um desejo nosso que é o da criação da ferrovia Leste-Oeste, aliada à Norte-Sul. Este é outro sonho nosso e possível de se alcançar, pois o Tocantins já se encontra preparado para crescer e contemplar todos os pontos do Brasil na logística de distribuição de produtos”, destacou o presidente do Sinduscon-TO.