Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Cartunista já chegou a 1 bilhão de revistas publicadas

Cartunista já chegou a 1 bilhão de revistas publicadas Foto: Laison dos Santos

Foto: Laison dos Santos Cartunista já chegou a 1 bilhão de revistas publicadas Cartunista já chegou a 1 bilhão de revistas publicadas

O cartunista brasileiro, criador da “Turma da Mônica”, Mauricio de Sousa, marcará presença no segundo dia de evento do 9º Salão do Livro, no domingo, 20.  Mauricio palestra sobre “A importância e Desenvolvimento da Leitura”, no auditório Tião Pinheiro, das 18h às 19h. Logo após, segue para uma sessão de autógrafos com os personagens da Turma da Mônica.

“Pai” de Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão, Marcelinho, Franjinha, Chico Bento, Maurício de Sousa é o homenageado nacional desta edição do Salão do Livro e é o autor mais famoso e premiado em quadrinhos.

Mauricio de Sousa nasceu em Santa Isabel-SP, no dia 27 de outubro de 1935. Filho do poeta Antônio Maurício de Souza e da poetisa Petronilha Araújo de Souza, ele passou parte de sua infância em Mogi das Cruzes, desenhando e rabiscando nos cadernos escolares. Mais tarde, Mauricio passou a ilustrar pôsteres e cartazes para os comerciantes da região.

O sucesso não demorou bater à porta. Em 1959, ainda quando trabalhava como repórter policial, no jornal Folha da Manhã, Mauricio de Sousa criou o seu primeiro personagem: o cãozinho “Bidu”. Em sequência, criou mais personagens. Em 1963, Mauricio se inspirou da própria filha para criar a personagem Mônica. Em 1970, lançou a revista da “Mônica”, com tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril.

Em 1986, levou seus personagens para a Editora Globo. Logo em 1998, recebeu do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, a medalha dos Direitos Humanos. Em 2006, saiu da Editora Globo e hoje está na Panini, uma multinacional italiana.

Atualmente, as suas criações chegam a cerca de 50 países. O autor já chegou a 1 bilhão de revistas publicadas. Mais de 100 indústrias nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 2.500 itens com os personagens de Mauricio de Sousa.