Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins realizará nos dias 17 e 18 simultaneamente três eventos, para discutir estratégias de atuação de defesa civil, novos protocolos do atendimento operacional e políticas nacionais de bombeiro. Durante o Protege Tocantins acontecerá simultaneamente o Fórum Estadual de Redução de Riscos de Desastres, com ênfase em prevenção e combate aos incêndios florestais, o Simpósio Estadual de Bombeiros do Tocantins e a Reunião Extraordinária da Liga Nacional de Bombeiros Militares (LIGABOM) .

O objetivo do Protege é concentrar nos três eventos discussões acerca de protocolos, técnicas de trabalho, apresentar novos equipamentos e oferecer capacitação aos bombeiros do Tocantins.

Fórum Estadual de Defesa Civil

O Fórum Estadual de Defesa Civil tem como principal objetivo favorecer o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os governos estadual e municipais e contribuir para o desenvolvimento de alternativas para a redução dos riscos de desastres no estado. O evento reunirá bombeiros e coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil dos 139 municípios do Tocantins.O fórum ainda tem como propósito incluir o tema de redução de riscos de desastres e contribuir para a formação de cidadãos conscientes. Além de implementar ações para a redução das vulnerabilidades socioambientais, criando meios de percepção de risco e prevenção de desastres, causados por fenômenos naturais e pela ação humana.

I Simpósio Estadual de Bombeiros do Tocantins

O I Simpósio Estadual de Bombeiros reunirá profissionais do Corpo de Bombeiros de todo o estado. Entre as áreas que serão debatidas estão salvamento em altura, aquático e veicular, perícia de incêndio, atendimento pré-hospitalar e serviço de vistoria. O evento tem como objetivo capacitar e oferecer qualificação aos bombeiros dentro das diversas áreas de atuação da corporação.

Na programação do simpósio, que acontece no auditório da faculdade Ulbra em Palmas, estão palestras, debates e mostras tecnológicas de produtos. O evento contará com a participação de renomados palestrantes de nível nacional. Entre eles, Major Hélio Gonzaga Loyola Jr. do CBM-GO, Major João José da Silva do CBM-PA, Tenente Coronel George Cajaty Braga do CBM-DF e o Major Carlos Roberto Rodrigues do CBM-SP.

Reunião da Ligabom

A Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – LIGABOM se reunirá pela primeira vez no Tocantins. No encontro que reúne Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil, serão debatidas políticas e diretrizes nacionais relacionadas à Defesa Civil, Segurança Pública, Defesa Social e atividades específicas dos Corpos de Bombeiros Militares.

A reunião também promove estudos e pesquisas interdisciplinares nas áreas de prevenção, combate a incêndio, busca e salvamento, perícia de incêndio, socorro em emergências médicas pré-hospitalares e outros.