Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Amastha, assim como a Fundesportes tratou o evento como inauguração do Ginásio Ayrton Senna, Amastha, assim como a Fundesportes tratou o evento como inauguração do Ginásio Ayrton Senna,

No último sábado, 13, o Ginásio de Esportes Ayrton Senna, localizado na área sul de Palmas, foi novamente entregue à população depois de passar por reformas e sediou o evento nacional Jungle Fight 8, o maior evento de MMA da América Latina, que levou um público de aproximadamente duas mil pessoas ao ginásio. Durante o evento o prefeito de Palmas, Carlos Amastha chegou a dizer numa rede social que inaugurou o local, mesmo sendo apenas uma reforma. “Inauguramos com o pé direito o Ayrton Senna. O cinturão ficou em Palmas. No próprio Taquaralto. O esporte tem muito potencial em Palmas. Maike”, disse se referindo ao lutador local que sagrou-se campeão.

A Fundação de Esportes da Prefeitura de Palmas também tratou o evento como inauguração dizendo que, naquele momento, o prefeito estaria inaugurando oficialmente o Ginásio. Entretanto, o Ginásio Ayrton Senna foi inaugurado em 1994 durante a gestão do então prefeito Eduardo Siqueira Campos. 

Não é a primeira vez que o atual prefeito de Palmas trata as reformas de obras feitas em gestões passadas como inauguração. Recentemente a reforma do Parque Cesamar também foi tratada como inauguração gerando polêmica. Na oportunidade o prefeito inclusive retirou a placa de inauguração original do local para colocar a placa da reforma

Deputado questiona

O deputado estadual Wanderlei Barbosa (SD) questionou em entrevista ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, 14, a qualidade da reforma e a fonte do recurso utilizado na obra. Ele pretende ingressar com um pedido de informação no Ministério Público Estadual para questionar se houve recursos dos Jogos Mundiais Indígenas na reforma. “O que tem acontecido em Palmas é um absurdo total, a obra do Ginásio ficou paralisada há mais de dois anos, fizeram só uma reforma superficial. A qualidade das reformas é um absurdo assim como o Ginásio do Taquaruçu”, citou.

O parlamentar acusou a Prefeitura de Palmas de desvio de recursos públicos. “É um desvio de recurso público! Aumentou arrecadação em muito mais de 43%, os IPTU's triplicaram, taxas e multas em todos os lugares e o dinheiro é mal aplicado", disse.

Segundo o deputado, além do prefeito atual de Palmas não ter feito nada "só inaugura obra que já foi feita. É um prefeito sem obras, ele não tem o que mostrar, só obras de convênio do Governo Federal e da Odebrecht Ambiental. Vou fazer um pedido de informação para saber se houve aplicação de recurso oriundo do Ministério dos Esportes para os Jogos, quero saber se houve duplicidade de verba nessa reforma”, questionou.

Segundo a Prefeitura de Palmas informou, durante as obras realizadas dentro e fora do ginásio, o Ayrton Senna recebeu reestruturação elétrica e hidráulica, troca da louça sanitária e reparos diversos além de limpeza do teto, instalação de 900 cadeiras, placar eletrônico e sistema de sonorização, além de instaladas cabines de imprensa. A prefeitura alega ainda que o piso da quadra recebeu pintura com acabamento em epox, além da reestruturação na parte interna, o entorno do ginásio também recebeu melhorias.

Climatização

Mesmo com os reparos feitos no ginásio, muitas pessoas que acompanharam a luta, por exemplo, reclamaram do excesso de calor no local que é completamente fechado e não teria recebido melhorias visando a implantação de um sistema de climatização adequado para o local.

O excesso de calor chegou a ser repercutido por veículos de comunicação de grande audiência nacional

Candidatura

O deputado pela primeira vez admitiu em entrevista que pretende ser candidato à Prefeitura de Palmas pelo Solidariedade, partido no qual comanda o diretório metropolitano. “Meu nome vai estar à disposição do povo de Palmas e do Solidariedade. Temos apoio do Solidariedade regional e  da nacional para tocar esse projeto”, confirmou. O partido realizará um evento dia 24 deste mês onde o nome de Wanderlei deve ser lançado como pré-candidato. “ Creio que meu nome tem força e dimensão histórica e política”, disse.

O deputado lembrou ainda que pretende ser o candidato não só do SD mas de um grupo que é oposição á atual gestão. “Vamos trabalhar para ser o candidato que se opõe a essa atual gestão, vamos buscar unidade em torno de um nome que se opõe a esse absurdo que é essa gestão”, disse. (Matéria atualizada às 14h40)