Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Agricultores familiares da região do Jalapão têm a oportunidade de participar de uma série de Dias de Campo sobre as Alternativas ao Uso do Fogo na Agricultura. A iniciativa é do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hidricos, Prefeituras Municipais e o Naturatins.

O inicio das atividades será nesta terça feira (15), na Associação Progresso, em Ponte Alta do Tocantins, a partir das 7h40, com a participação de 50 produtores rurais. Dentro da programação serão abordadas temáticas sobre a prevenção e técnicas de combate a incêndios florestais, queima controlada e sua relação com a agricultura nos dias de hoje, manejo do fogo em pastagem - vantagens e desvantagens, artesanato e turismo rural com geração de renda no município e alternativas ao uso do fogo para produtores rurais.

Essa mesma programação será desenvolvida no município de Mateiros, no dia 16, na Associação Mumbuca. Na quinta-feira, dia 17, o Dia de Campo será realizado na cidade de São Felix, na Comunidade do Prata.  Já no dia 18, encerrando a programação, os agricultores de Monte do Carmo receberão os profissionais do Ruraltins no Assentamento Primogênito.

De acordo com a técnica de meio ambiente do Ruraltins, Dryelly Rodrigues, “a sensibilização dos agricultores familiares sobre o perigo de incêndios, práticas ecologicamente sustentáveis e orientações sobre técnicas para realizar queimas controladas são ações do Ruraltins”.