Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Gurupi será um dos poucos municípios do interior do Brasil a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. A programação no município será nos dias 22 e 23 de outubro, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO/Gurupi). A realização do evento foi definida na tarde de ontem, 15, em reunião entre as entidades participantes do projeto Inova Gurupi e representantes da Prefeitura do município, no gabinete do prefeito Laurez Moreira.

Participaram a reitora do Centro Universitário UnirG, Drª Lady Sakay; o prefeito Laurez Moreira; a professora da UnirG, Me. Adriana Terra; a diretora administrativa e financeira da UnirG, Danielle Mesquita e o procurador geral da Fundação UnirG, Valdivino Passos, representando o presidente Sávio Barbalho; o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Barcellos e o diretor da secretaria, Jair Araripe Suzuki; o secretário de Administração, Gutierres Torquato; o diretor substituto do IFTO/Gurupi, professor Cleverson da Silva Martins, representando o diretor geral Marcelo Terra e o professor da UFT, Renato Sarmento, representando o diretor geral da UFT/Gurupi, Eduardo Lemus.

Laurez Moreira recebeu a equipe e apoiou a realização do projeto. “A Prefeitura está de portas abertas e à inteira disposição para apoiar esse evento que se faz muito importante para o desenvolvimento do município”, destacou o prefeito.

Conforme a reitora, o objetivo é aproximar a ciência e a tecnologia da população, estimulando a curiosidade e motivando as pessoas a aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. “A intensão é proporcionar um espaço de interlocução com a comunidade, onde a UnirG e as demais instituições, possam apresentar aquilo que desenvolvem em seus cursos”, afirmou Sakay.

Segundo Adriana Terra, os detalhes e a programação estão sendo definidos e serão divulgados em breve. Ela mencionou a participação de escolas, universidades, institutos de pesquisas, órgãos governamentais e empresas, dentre outros. “O Inova Gurupi, como projeto do governo local apoiará a realização da Semana Nacional, apresentando para ainova1 comunidade de Gurupi e região todas as atividades na área das tecnologias sociais e popularização da ciência”, disse a professora.

Inova Gurupi

O Centro Universitário UnirG, UFT e IFTO, em parceria com a Prefeitura de Gurupi, Sebrae e outros segmentos da área empresarial desenvolverão as ações do Inova Gurupi.

“Nós estamos fazendo com que o projeto saia do papel e seja colocado em prática. Estamos em fase de instalação, logo divulgaremos o local estratégico para atender às empresas e que já definimos para ser a incubadora do projeto”, disse Carlos Barcellos.

Em 2014, o projeto foi vencedor da etapa nacional da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em Brasília. O prêmio tem como objetivo incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda de gestão municipal a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura.