Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre valores que contribuam para um ambiente favorável a valorização da vida, acontece de 18 a 25 de setembro a Semana Nacional de Trânsito no Tocantins. A solenidade de abertura será realizada nesta quinta-feira, 17, às 19 horas, no auditório da Universidade do Tocantins (Unitins), em Palmas.

O tema deste ano, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é “Seja Você Mesmo a Mudança” e visa alertar para a mudança de comportamentos inadequados no trânsito, com a boa conduta de todos os envolvidos, pedestres, motoristas, etc.

A semana no Tocantins vai contar com uma série de atividades. Na sexta-feira, 18, a partir das 8 horas, acontece no auditório da Unitins uma mesa redonda que vai debater o tema Lei Seca e vai contar com a participação do procurador de Justiça, Marcos Antônio Alves Bezerra, do promotor de Justiça, Felício de Lima Soares, e do secretário Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte de Palmas, Christian Zini, que apresentará os dados da Lei Seca em Palmas.

Já no período da tarde acontecem minicursos com os temas Análise e Gestão de Dados de Forma Intersetorial, Primeiros Socorros no Trânsito, Educação para o Trânsito e Direção Defensiva para Motoristas das Secretarias. Os minicursos acontecem na Universidade Luterana de Palmas (Ulbra) a partir das 14 horas e os interessados em participar podem se dirigir ao local.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e Prefeitura de Palmas. O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) é parceiro da ação.

Ações em Palmas

Em Palmas, na quinta-feira, 17, serão intensificadas as operações da Lei Seca. Segundo informações da Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, as blitze da Lei Seca acontecerão de quinta-feira a sábado, das 22 às 3 horas.

Já no dia 20, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, será lançado um projeto piloto para o incentivo à prática do uso da bicicleta como lazer. O evento acontece no Parque Cesamar, a partir das 16 horas.

No dia do Agente de Trânsito, celebrado no dia 23 de setembro, a prefeitura fará o lançamento de uma campanha educativa voltadas às crianças, que poderão atuar como Agente de Trânsito Mirim.

Confira a programação completa:

Dia 17

Abertura: às 19h, no auditório da Unitins

Palestra com: Cheila Marina de Lima – Ministério da Saúde

“Década de Ações para a Segurança Viária onde estamos?”

Dia 18

08h – 11h30  - Mesa redonda 

               “Discutindo a Lei Seca”

Local: Unitins

Mediador da Mesa:

Representante do Cetran/TO

Palestrantes:

Procurador de Justiça – Marcos Antônio Alves Bezerra

Promotor de Justiça – Felício de Lima Soares

Secretário Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte - Christian Zini , que presentará os dados da Lei Seca em Palmas

14 às 18 horas - Minicurso (Vagas Limitadas):    

Local: Ceulp/Ulbra – Av. Teotônio Segurando – salas de aulas

1.    Minicurso: Análise e Gestão dos Dados de Forma Intersetorial – Zuilton Chagas

2.    Minicurso: Primeiro Socorros no Trânsito – Samu e Corpo de Bombeiros

3.    Minicurso: Educação para o Trânsito – Moisés Valadares, agente de trânsito, gerente de Fiscalização da SMAMTT

4.    Minicurso: Direção Defensiva para Motoristas das Secretarias – Geraldo Magela, Capitão da PM-TO, gerente de Fiscalização do Detran

Dia 19 
Corrida Volta das Arnos (sábado)

Organização Fundesporte. Ação proposta da semana: Panfletagem

Dia 20 

Dia Mundial Sem Carro (Domingo)

Será uma ação em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, que é celebrado mundialmente no dia 22, mas em Palmas haverá uma programação no domingo, dia 20. O local do será o Parque Cesamar e as atividades iniciarão às 16h, haverá um passeio ciclístico na cliclofaixa que será implantada entre o Parque Cesamar e a Praça dos Girassóis.

Dia 22 
Dia T do Trânsito nas Escolas

Cada escola desenvolverá atividades voltadas ao trânsito com seus alunos.

Dia 23 
Dia do Agente de Trânsito

Neste dia haverá o lançamento do Mascote Salva Vidas do Asfalto, o Amarelinho, e de material educativo voltado às crianças, como bloco educador, praguinhas do amigo do trânsito e carteirinha do agente de trânsito mirim.

Dia 27

Corrida de Rua do Proerd

“Trânsito Consciente: Não dispute a Rua, Compartilhe”

Saída às 19h do Centro de Convenções. Haverá corrida kids, de 10 a 14 anos. Haverá intervenções artísticas voltadas a temática do trânsito e panfletagem.

Palestra Salão do Livro

Palestra com Eduardo Biavati, Mestre em Sociologia (UnB), escritor e especialista em educação e segurança no trânsito. Local: Salão do Livro, das 15 às 16h30, no Espaço Jovem.

Blitze da Lei Seca

Durante toda a Semana Nacional do Trânsito serão intensificadas ações da operação Lei Seca.