Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Além de espaço para mostrar a riqueza do artesanato tocantinense, o sabor da gastronomia regional e as manifestações de cultura popular, a 11ª Fecoarte também promove a formação e capacitação de artistas.

Embora a Feira aconteça simultaneamente com o 9º Salão do Livro, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, as palestras de formação serão realizadas no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes.

Direcionada para artesãs e artesãos, a palestra “Criatividade e Processo de Criação” acontece no dia 21 de setembro, às 9 horas, comandada pela instrutora Maria da Penha de Faria. O evento propõe uma troca de experiências e vai abordar a sustentabilidade, os aspectos culturais, a inovação e o processo de criação voltadas à produção no mercado.

No dia 22 de setembro, também às 9 horas, artesãos, artistas e demais interessados podem participar da palestra “Direitos Autorais e Processos Criativos”, com o advogado Antônio Ianowich, que abordará a diferença entre o uso do produto produzido e o direito do autor, como proteger o direito sobre as obras e sobre o processo de criação, entre outros assuntos. 

11ª Fecoarte

A 11º Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato de Tocantins (Fecoarte) é uma realização da Secretaria Estadual da Cultura e acontece paralelamente ao 9º Salão do Livro, de 19 a 27 de setembro.

O objetivo da Feira é promover o artesanato tocantinense para que se tornem atividade de expressão econômica criativa, gerando trabalho e renda, conciliado com a difusão e preservação das culturas populares e tradicionais, fomentando a cultura regional e o desenvolvimento sustentável dos fazeres culturais no Estado.