Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nesta segunda-feira (21), a Prefeitura de Gurupi realizou o plantio de 100 mudas no Parque Mutuca. A ação contou com a participação de alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino. Antes, entre as estátuas das mãos que simbolizam a amizade, existia uma árvore de pau-brasil, que agora foi replantada.

De acordo com o diretor do Meio Ambiente de Gurupi, Kleverson Portilho Vieira, a ação pretende conscientizar a importância de preservar o meio ambiente. “Plantamos uma nova árvore nessa estátua para deixar nosso cartão postal mais bonito. A Prefeitura está fazendo um trabalho de reflorestando e só temos a ganhar com uma cidade mais arborizada”, comentou o diretor.

Preservar é preciso

A aluna Mariana Vitória Alves de 8 anos, que ajudou a plantar o pau-brasil ficou contente com a ação. “Achei muito legal plantar essa árvore, muito boa ideia”, disse. Marcos Eduardo da Silva, 9 anos, afirmou que gosta de preservar o meio ambiente. “Ter sombra e frutos para a gente. Lá em casa tem muitas arvores e eu gosto muito delas. É sempre bom preservar”, afirmou o estudante.

Quanto mais verde, melhor

Na ação foram plantadas mudas nativas do cerrado, frutíferas e de rápido crescimento, como abacate, manga, caju, pitanga, pau-brasil, flamboyant, jacarandá, açaí, ipê a aroeira. “As árvores ajudam diminuir o efeito estufa, esse calor intenso se deve ao fato do excesso de queimadas e as plantas conseguem absorver esses gases poluentes”, explicou Kleverson.