Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

No último fim de semana, Maurício Ferreira Zete voltou de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador-BA, com uma medalha de bronze na bagagem. Mas não é qualquer medalha de bronze. O palmense, de 12 anos, conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Sub-13 de Judô, realizado entre os dias 19 e 20 de setembro.

Zete é aluno de judô do Centro de Atividades Sesc Palmas há cerca de três anos. Ele começou a praticar o esporte após um amigo de escola incentivá-lo a fazer uma aula experimental. Ele gostou e ficou. Hoje, treina três vezes por semana. Mesmo com a pouca idade, já lutou em torneios nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais. 

A disputa do fim de semana passado foi o primeiro Brasileiro da carreira do jovem judoca. Para chegar lá, ele passou em abril pela etapa regional do Brasileiro, realizado em Campo Grande-MS. Maurício cravou a medalha de prata e garantiu passaporte direto à outra etapa, em Lauro de Freitas. 

O judoca fez quatro lutas na Bahia: venceu um oponente do Rio Grande do Sul e um do Amazonas, perdeu para um carioca e conquistou a medalha sobre um adversário do Mato Grosso do Sul na categoria Super Ligeiro (menos de 28 quilos). Foi a primeira medalha ganha por um tocantinense nessa categoria.

A data para o próximo desafio já está marcada: neste fim de semana. No sábado (26), tem a quinta etapa do Campeonato Estadual de Judô. E Mauricio pode ter uma vantagem: além de vir embalado pela conquista recente, a competição será no Centro de Atividades Sesc Palmas, sua casa de treinamento.