Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Manoel Junior

O Café Literário do 9º Salão do Livro recebeu os músicos tocantinenses Domingos de Assis e Paulinho Braga na tarde desta quarta-feira, 23. Pela manhã, o show do cantor Domingo de Assis agradou os fãs da Música Popular Brasileira, que acompanharam os dedilhados precisos do artista no violão.

O músico começou sua carreira na década de 70 como vocalista da banda Big Som e mais tarde criou a banda Sociedade Alternativa. Seguindo carreira solo, Domingo é figura conhecida no Tocantins, já participou de vários festivais pelo Brasil e atualmente ensaia seu repertório em Taquaruçu.

No começo da tarde, foi a vez do músico Paulinho Braga subir ao palco para animar o Café Literário com o show Guitarra de Fole. Com uma apresentação original de música instrumental, Paulinho tocou clássicos da música brasileira, principalmente de músicos nordestinos, como Dominguinhos, Moraes Moreira e o rei do baião, Luiz Gonzaga.

Segundo o cantor, o Salão é um evento que poderia acontecer regularmente, pois valoriza a cultura do Estado. “Precisamos mostrar a riqueza e a diversidade de sons e ritmos que o Tocantins e o país têm e é um prazer imenso tocar a nossa boa música brasileira aqui nesse espaço que respira cultura”, afirmou.

Uma homenagem ao compositor e bandolinista de choro, Jacob do Bandolim, também fez parte do repertório com a canção Noites Cariocas, tocada na guitarra de fole. A plateia contou com a presença ilustre dos músicos tocantinenses Genésio Tocantins, Léo Pinheiro, Manoel Braga e Chico Chocolate.