Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva

Tambores do Tocantins, Everton dos Andes e Mestre Nona, essas foram as atrações dessa quarta-feira, 23, no 9º Salão do Livro e na 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte). Uma noite com muito suingue tocantinense e que contagiou o público.

O primeiro a comandar a festa foi o Cantor de Porto Nacional, Mestre Nona. O artista se apresentou no Palco Fecoarte com um repertório que passou do forró pé de serra aos acordes tradicionais do Tocantins. Mestre Nona agradeceu a organização do evento pela recepção. “Essa é a primeira vez que me apresento na Fecoarte, fomos muito bem recepcionados pela Secretaria da Cultura”, concluiu.

Mestre Nona deu lugar ao veterano Everton dos Andes, que participou pela 11ª vez de uma edição da Fecoarte. “Nunca fiquei de fora de uma Fecoarte, esse pra mim é um dos eventos mais importantes do Tocantins, um encontro das linguagens regionais e de celebração dos artistas”. Com um repertório 100% autoral o cantor apresentou o show intitulado Suciologia. “Eu venho realizando pesquisas não só na área de música, mas também na área acadêmica sobre a sussia, assim o nome da minha apresentação não poderia ser outro”, disse. Everton dos Andes.

Tambores do Tocantins

Fazendo o lançamento oficial de seu primeiro DVD, o grupo de Porto Nacional, Tambores do Tocantins, foi a atração do Palco Livro. O músico percussionista criador e coordenador do projeto, Márcio Bello, resumiu sua apresentação como um passeio pelas tradições e pela cultura tocantinense, além de uma homenagem aos povos indígenas e às raízes africanas. “As letras das músicas que fazem parte do DVD e que cantamos hoje foram compostas pelo próprio grupo e por artistas renomados do cenário musical do Estado, como Genésio Tocantins, Braguinha Barroso, Juraildes da Cruz e Dorivã”.