Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O endividamento das famílias palmenses continua caindo. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de setembro registrou em seu índice geral que 73,2% das famílias entrevistadas na Capital disseram encontrar-se endividadas. Enquanto em agosto esse índice era de 73,6%, resultando em uma diminuição de 0,4%. Comparando com o mesmo período do ano passado, que registrou 79,5% a diminuição foi de 6,3% na pesquisa. A Peic é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Fecomércio Tocantins. 

“O cenário econômico nacional está refletindo aqui no Tocantins, e na Capital as pessoas estão tomando consciência que o momento não é apropriado para se contrair dívidas. Nesse cenário, quem perde é o comércio, infelizmente”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni. 

No total, 73,2% das famílias afirmaram estar endividadas, somando os quesitos “muito”, “mais ou menos”, e “pouco” endividados. O grande vilão das dívidas continua sendo o cartão de crédito, utilizado por 74,8% dos entrevistados. Em segundo lugar ficou o uso do carnê com 30,3% e em terceiro, o financiamento de veículo, com 27%. 

Das famílias entrevistadas, 80,8% disseram não possuir contas em atraso. Enquanto

97,8% afirmaram ter condição de pagar essas dívidas em atraso, seja total ou parcialmente. E apenas 0,2% não conseguirão pagar as dívidas em atraso. 

O tempo de pagamento em atraso acusou que 44,9% das famílias disseram ser este entre 30 e 90 dias. O tempo médio de atraso ficou em 48,9 dias. No prazo de comprometimento com dívidas, 52,6% revelaram ser este de mais de um ano. O tempo médio em meses de comprometimento com dívidas ficou em 8,7 meses. 

Quanto à parcela da renda comprometida com dívidas, 69,7% disseram gastar entre 11% e 50% do total da renda mensal com o pagamento das dívidas. Já o comprometimento médio de renda ficou em 33,7%. 

Uma realização mensal da CNC em parceria com a Fecomércio Tocantins, a PEIC de setembro teve como base de dados entrevistas de 500 famílias palmenses divididas em duas categorias: as que ganham até 10 salários mínimos ao mês e as que recebem mais de 10 salários mínimos. Os números aqui destacados são do índice geral, ou seja, das duas categorias pesquisadas. A pesquisa foi realizada nos últimos 10 dias do mês de agosto de 2015. A PEIC levanta os seguintes itens: nível de endividamento; tipo de dívida; famílias com contas em atraso; condição de pagamento da dívida em atraso; tempo de pagamento em atraso; tempo de comprometimento com dívidas; e parcela da renda comprometida com dívidas.