As Comissões Eleitorais que atuaram nas eleições de Conselheiros Tutelares realizadas no domingo, 05, nos 139 municípios do Tocantins têm até esta terça-feira, 06, para julgar todos as impugnações de candidaturas. O alerta é do Ministério Público Estadual (MPE), responsável por fiscalizar o pleito e acompanhar todo o calendário eleitoral.
O coordenador do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (Caopij), promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, informou que o tipo de ocorrência mais frequente foi o de boca de urna. “Todas as denúncias foram registradas em atas pelas comissões eleitorais e podem levar o candidato a perder o registro de candidatura”, lembrando que após o julgamento das impugnações, o resultado final deve ser publicado na próxima quarta-feira, 07.
Fiori considerou como tranquila a realização do pleito e declarou que a cidade de Araguaína superou as expectativas quanto ao número de votantes, pois 35% do eleitorado do município foi até as urnas, enquanto na capital, compareceu apenas 11% do eleitorado.
Nestas eleições, além dos membros e servidores do Ministério Público Estadual, o pleito contou com a colaboração de servidores do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral que se dividiram na fiscalização dos locais de votação em todo o Tocantins. Nas cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, a votação ocorreu por meio de urna eletrônica, sendo que nos demais municípios, realizou-se com uso de cédulas de papel.