Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nove pratos diferentes tendo em comum o pescado, são concorrentes do III Festival Gastronômico do Peixe que acontece entre 14 e 18 de outubro em Palmas/TO. A ação faz parte da Semana do Peixe, que envolve várias atividades em diferentes cidades brasileiras.

A Embrapa Pesca e Aquicultura é uma das instituições realizadoras do festival. De acordo com a pesquisadora Hellen Kato, o consumo de pescados em Palmas tem aumentado: "aos poucos, as pessoas têm buscado mais informações sobre o consumo de pescados; vemos o reflexo disso em eventos e feiras que participamos. Há uma preocupação crescente com alimentação saudável e busca de informações sobre o que se consome. Conversando com os donos de restaurante, eles também nos passam esta mesma impressão. Falta agora garantirmos que todo peixe que chegue ao consumidor tenha a qualidade necessária".

Hellen diz ainda que "a Embrapa tem trabalhado em ações que visam ao estímulo do consumo pelo grande mercado, como é o caso do apoio à Semana do Peixe e trabalhos de divulgação dos peixes nativos amazônicos; elaboração de novos produtos, como os produtos de tilápia e a matrinxã enlatada, além da busca por novos mercados, como o da alimentação escolar, garantindo, assim, o acesso de pequenos piscicultores e pescadores familiares aos mercados institucionais".

Pirarucu, surubim e tambaqui

No material de divulgação do festival, Ofir Oliveira, chef e pesquisador da cozinha amazônica, afirma que "pirarucu, surubim e tambaqui são peixes de sabores únicos e muito apreciados não só pelos amazônicos, mas por todos aqueles que os degustam". Ainda de acordo com ele, "assados, fritos, defumados, os peixes amazônicos são tesouros de nossas águas e, nas mãos de grandes chefs, viram experiências únicas".

Os três peixes citados por Ofir estão no festival. Confira os nove pratos: arroz cremoso de pirarucu em flor de abacaxi; filé de pirarucu ao molho de camarão; ceviche de pirarucu ao pescador; pirarucu ao molho de camarão; surubim mediterrâneo; disco de tambaqui; pirarucu siciliano; pirarucu Brasil; espetão de surubim.