Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Linos Vargas

Foto: Linos Vargas

Serão mais de 130 mil metros de redes coletoras e 80% de cobertura. O projeto tem investimento de cerca de R$ 60 milhões e as obras já foram iniciadas. A assinatura da ordem de serviço para Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Gurupi aconteceu na tarde dessa quinta-feira (15), no gabinete do prefeito Laurez Moreira.

“Uma cidade como Gurupi não pode ficar sem um serviço tão importante como esse. É uma questão de saúde pública e de desenvolvimento do município. Essa obra também atrairá novos investimentos. É impossível construir grandes obras em cima de fossas. Estamos trabalhando para ser uma cidade modelo”, assegura o prefeito Laurez Moreira.

Emprego e renda

Segundo o diretor Técnico da Odebrecht, Marcelo Ferreira, a obra além de gerar emprego e renda para o município, vai deixar a cidade desenvolvida. “O interesse do gestor, a parceria feita com o executivo foi fundamental para que o projeto realmente saísse do papel e se materializasse”, explicou o diretor, adiantando que parte do serviço já começou a ser feito na cidade.

Bairros beneficiados

Toda a obra será feita por etapas. Os primeiros bairros beneficiados serão: Jardim Sevilha, Vila São José, Parque Primavera, Novo Horizonte, Jardim Flamboyant, Vila D. Pedro I, Vila Mariano, Jardim Guanabara, Engenheiro Waldir Lins I e II e Residencial Daniela.

Importância

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) investir em obras de saneamento é economizar com tratamento de doenças que tenham origem na falta desse serviço, como diarreia infecciosa, cólera, cãibras, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, leptospirose, hepatite entre outras.